segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Chá verde e chá branco se popularizam e chegam às prateleiras dos supermercados em garrafas pet e caixinhas


Queridinhos de artistas e famosos, sempre antenados em relação à saúde e à boa forma, os chás verde e branco já não são mais privilégios de frequentadores de lojas naturais. Os efeitos “milagrosos” das bebidas, que são diuréticas e auxiliam no emagrecimento, têm levado cada vez mais empresas a investir na fabricação dos produtos diluídos. Hoje, quem não quiser ter o trabalho de preparar o chá pode comprar a bebida pronta em caixas, latas e garrafas plásticas, em qualquer supermercado da cidade.
Nas prateleiras das grandes redes, o consumidor encontra marcas como Frutop (Ducoco Alimentos), Leão, Feel Good, Star Tea e Jandaia, entre outras. É preciso estar atento, no entanto, às vantagens e às desvantagens da industrialização.
Segundo a nutricionista Gabriela Maia, os chás ajudam na prevenção ao câncer e também colaboram para a melhora de inflamações, como artrite, já que atuam na formação de substâncias e enzimas inflamatórias.
Por outro lado, quando o produto é vendido já diluído, há perda de substâncias antioxidantes (que ajudam a limpar o organismo) e presença de conservantes, acidulantes, adoçantes artificiais ou açúcar na composição.
Outras ervas
Açafrão: Tem ação anti-inflamatória.
Alcachofra: Reduz o colesterol.
Alfafa: Aumenta o apetite.
Carqueja: Ação hipoglicemiante (reduz o açúcar para os diabéticos).
Centella asiática: Melhora a circulação, diminuindo as celulites.
Chá-de-Bugre / Porangaba: Reduz o apetite.
Espinheira santa: Reduz a acidez gástrica
Fonte: Extra - online

Nenhum comentário:

Postar um comentário