terça-feira, 13 de agosto de 2013

Medidas simples ajudam a economizar na preparação


A preparação para concursos públicos é um investimento caro, mas com a estratégia certa é possível reduzir os custos. Aproveitar as aulas gratuitas promovidas pelos cursos preparatórios e usar os recursos disponíveis na internet são medidas que ajudam a economizar. 

Diretor do IOB Concursos, Leonardo Pereira explica que optar por cursos online evita gastos com deslocamento e alimentação. “Além disso, com a preparação via web o aluno economiza tempo e antecipa a aprovação”, avalia. O especialista ressalta, porém, que mesmo os autodidatas devem fazer algum tipo de curso ou assistir aulas esporadicamente, pois isso ajuda a direcionar os estudos para os modelos de provas aplicados pelas bancas. 
Outra opção é estudar em bibliotecas, onde o candidato têm a sua disposição diversos materiais didáticos. “A internet também é uma boa fonte, mas é necessário ter cuidado com a qualidade do material”, alerta Sérgio Camargo, especialista em concursos.
Provas anteriores 
A melhor forma de conhecer as características de uma banca e de se preparar para as avaliações é por meio de provas de concursos anteriores, que podem ser encontradas na internet: em blogs ou grupos de candidatos nas redes sociais. “As questões ajudam o estudante a descobrir quais são seus erros e como corrigi-los”, diz Leonardo Pereira. 
Por fim, é importante prestar atenção às atualizações constantes nos editais dos concursos. “O aluno pode pesquisar ainda pontos gerais de programas de provas e buscar artigos de estudantes que se empenham em compartilhar seu conhecimento”, aconselha o especialista. 
Gastos diminuem com o tempo 
O concurseiro iniciante costuma gastar mais com cursos preparatórios e material. De acordo com Leonardo Pereira, diretor do IOB Concursos, a despesa média de um candidato iniciante é de R$ 430 por mês. Já depois de três anos de preparação, esse custo diminui para R$ 260 mensais. “Nos dias de hoje, com cursos pela web cada vez melhores, os gastos estão um pouco menores”, pondera o especialista. 
Para Sérgio Camargo, é possível economizar com os cursos preparatórios se o candidato optar por se matricular apenas nas aulas das disciplinas em que tem mais dificuldades. “Nessa situação, o investimento nas aulas é importante para a aprovação”, avalia. 
Fonte: O Dia - Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário