sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Caixa facilita a emissão da guia do FGTS dos empregados domésticos

A Caixa Econômica Federal decidiu facilitar os procedimentos para recolhimento do Fundo de Garantia Tempo de Serviço (FGTS) dos trabalhadores domésticos. Agora, o recolhimento poderá ser feito pela internet, gratuitamente, no serviço chamado GRF Web Doméstico.
O patrão informa o Cadastro Específico do INSS (CEI) e os dados cadastrais dos trabalhadores pelo site. O documento já sai com código de barras, e pode ser pago em qualquer da rede bancária. O acesso ao novo serviço pode ser realizado pelo endereço www.esocial.gov.br, clicando na opção “Guia FGTS”, no lado esquerda da página.
Segundo o gerente nacional de FGTS da CAIXA, Henrique José Santana, essa é mais uma opção para o empregador. “A ferramenta foi elaborada atendendo sugestões recebidas dos usuários. Ela tem um preenchimento simplificado e intuitivo, de modo a obter facilmente a emissão de guia de recolhimento do FGTS”, explica.
Site calcula o valor de recolhimento, inclusive em atraso
Segundo a Caixa, o portal calcula o valor do depósito, inclusive para recolhimento em atraso, e gera a guia do FGTS com código de barras. Outra facilidade do novo serviço é que, após o primeiro recolhimento, as informações serão armazenadas no sistema, o que possibilitará a geração das próxima guias mensais com a simples inclusão da inscrição CEI do empregador doméstico e a validação dos dados.
Atualmente, mais de 170 mil empregados domésticos recebem depósitos mensais em suas contas do FGTS, por liberalidade dos seus empregadores. No ano de 2013, foram registrados aproximadamente R$ 145 milhões em recolhimentos do FGTS a trabalhadores domésticos.
Cartilha orienta o preenchimento do FGTS de empregos domésticos
Para orientar os empregadores domésticos, a CAIXA elaborou uma cartilha eletrônica no site www.caixa.gov.br , opção Downloads (FGTS – Empregador Doméstico). Nessa cartilha (tutorial), foram inseridas, inclusive, informações de como o empregador doméstico pode obter uma inscrição CEI.

Fonte: Extra - Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário