terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Cuidados com o consumo


As liquidações de início de ano aconselham-me a voltar ao tema do consumo sustentável. Nesta época em que o comércio desova os estoques restantes das vendas de final de ano, supostamente com grandes descontos nos preços das mercadorias, é possível fazer compras úteis que foram adiadas para aguardar essas vantagens. Mas tenho visto muita gente comprar bem mais apenas por causa do bom preço e não pela necessidade.
A impulsividade é uma das grandes inimigas do consumo consciente. Todo consumo causa impacto (positivo ou negativo) na economia, nas relações sociais, na natureza e em nós mesmos. O consumo consciente é a utilização de um produto ou um recurso de forma responsável, medindo as consequências de nossos atos sobre a qualidade de vida no planeta e na vida dos nossos descendentes. Quanto mais nossas atitudes de consumo puderem contribuir para impactos positivos, melhor.
A humanidade já consome cerca de 50% mais recursos naturais do que o potencial que a Terra tem de renová-los. Se os padrões de consumo e produção permanecerem nos níveis atuais em menos de 50 anos serão necessários dois planetas para atender nossas necessidades de água, energia e alimentos. E isso com certeza ameaçará a vida na Terra e a própria humanidade.
Por isso é importante estar sempre avaliando os princípios que guiam nossas escolhas e nossos hábitos de consumo. É preciso planejar nossas compras, comprar apenas o que pretendemos consumir e considerar o meio ambiente e a sociedade nessas escolhas. Sempre dá para viver bem e gratificado com menos, o que não significa passar necessidades ou deixar de ter prazer. O Instituto Akatu é uma boa referência para compreender essas atitudes. A organização desenvolve um valioso trabalho de consumo consciente para um futuro sustentável focado na mudança de comportamento do consumidor por meio de ações nas áreas de educação e comunicação.
Para entender de forma dramática porque as pessoas, as empresas e os governantes têm insistido na prática de um consumo mais amigável para o planeta e para a humanidade basta pensar no tempo como um recurso absolutamente finito que precisamos administrar para viver de maneira decente. Não podemos comprá-lo, multiplicá-lo, utilizar o tempo dos outros como se fosse nosso. E, no entanto precisamos usar nosso tempo de maneira a dar conta das nossas atividades, como o trabalho, o estudo, o lazer sem prejudicar as outras pessoas e os nossos grupos sociais. O tempo gasto não se conserta, não se recupera, não se recicla. Daí a necessidade de utilizá-lo com consciência e de maneira adequada.  Os recursos – como a energia, a água, os minerais etc – usados para criar produtos e serviços não são ilimitados. É necessário consumi-los e conservá-los de maneira adequada.
O consumo consciente inclui a reutilização e a reciclagem e a cuidadosa separação dos resíduos que geramos em nossas casas, nos escritórios, nas fábricas e nas atividades de lazer. A prática não se reduz também às avaliações de preços e qualidade. É importante valorizar as empresas que se preocupam, de fato, com a responsabilidade para com os funcionários, a sociedade e o meio ambiente. Mas compreende da mesma forma a valorização de nossas próprias boas práticas, quando evitamos os desperdícios ao fechar a torneira, ao colocar no prato somente aquilo que iremos comer, ao apagar a luz do aposento que não estamos usando, a caminhar ou usar o transporte coletivo ao invés do automóvel.
Procure fazer compras à vista. Se não for possível, use o seu crédito com critério e cuidado. Quando for comprar a prazo faça e refaça as contas, verifique se as parcelas de prestações cabem no seu orçamento e se os juros não são desmedidos. Use os mesmos critérios para contrair empréstimos financeiros ou utilizar cartões de crédito e cheques especiais.
Sensibilize outros consumidores e dissemine informações, valores e práticas do consumo consciente. Exija dos partidos, governantes e candidatos a funções governamentais propostas e ações que viabilizem e aprofundem essa prática. O consumo consciente é uma questão de bons hábitos. O exercício de promover pequenas mudanças em nosso dia a dia tem grande impacto no futuro, é uma contribuição voluntária, cotidiana e solidária para garantir a sustentabilidade da vida no planeta.
Fonte: Akatu

Nenhum comentário:

Postar um comentário