sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Crianças sofrem com clima seco, amenize os sintomas

O clima seco ocasionado pela falta de chuvas e altas temperaturas triplicou o número de atendimentos de crianças e adolescentes com problemas respiratórios.
Segundo a pediatra e alergista Fátima Rodrigues Fernandes, a secura do ambiente agrava alergias (rinite, sinusite, asma, bronquite etc) e pode causar ressecamento nasal, dor de cabeça e de garganta.
“Se a criança já é alérgica pode sentir ainda dificuldade para respirar, coriza e tosse. Como os poluentes estão concentrados no ar, as crianças menores de cinco anos, cujo sistema imunológico ainda está em formação, são as principais vítimas da estação”, alerta a médica.
Ainda de acordo com a especialista, o nariz entupido faz as pessoas respirarem pela boca, surgem então infecções oportunistas. “O nariz funciona como um filtro de ar, quando se respira pela boca, todas as impurezas, como vírus, bactérias e demais substâncias irritantes penetram mais facilmente no nosso organismo”, esclarece.
O ideal é que os pais ofereçam líquidos às crianças para evitar a desidratação. “É interessante lavar o nariz com soro fisiológico para umidificá-lo. Manter o ambiente arejado e colocar bacias com água ou toalhas úmidas nos quartos na hora de dormir também ajuda a combater esses problemas respiratórios”, afirma.
Evite ainda:
  •  brincadeiras ao ar livre no Sol;
  •  uso de protetor solar a partir dos seis meses;
  •  roupas pesadas;
  •  aglomerações;
  •  consumo de alimentos vendidos nas ruas com maioneses e/ou frituras que podem causar intoxicações;
  •  dê mais de um banho nas crianças para refrescar.
 Mas lembre-se se a criança estiver próstata e com febre, procure um pediatra para avaliar o quadro. Evite a automedicação, que pode causar danos à saúde da criança e gerar quadros clínicos ainda mais graves.
Fonte: Uol - Consumidor Moderno

Nenhum comentário:

Postar um comentário