O crescimento no número de smartphones no Brasil continua de vento em popa - 23,3 milhões de aparelhos vendidos nos três primeiros trimestres de 2013, representando o impressionante aumento de 147% em relação ao mesmo período de 2012. Porém, vale analisar o que disse recentemente sobre esse resultado o IDC, empresa global de inteligência de mercado e serviços de consultoria para as indústrias de tecnologia da Informação e telecomunicações.
A empresa identifica no mercado brasileiro de celulares a diminuição gradativa da aquisição de aparelhos convencionais e o aumento progresso do consumo de smartphones.
Para Leonardo Munin, analista de mercado do IDC, vários fatores vêm favorecendo a venda de celular inteligente no Brasil. "Além da redução no valor do tíquete médio para os dispositivos, os grandes fabricantes que atuam no Brasil hoje voltam quase todo seu portfólio para este tipo de aparelho", avalia.
O IDC aponta também progressivo avanço de empresas de produtos eletrônicos e de tecnologia da informação no segmento de aparelhos móveis, provocando aumento da concorrência, maior oferta de modelos e, consequentemente, preços menores. Esta situação pode ter permitido que a nova classe C brasileira tenha entrado de vez neste mercado no final de 2013, o que pode ter impulsionado ainda mais as vendas dos celulares inteligentes no último trimestre do ano passado.
O analista vê dois movimentos interessantes acontecendo no mercado de celulares no Brasil hoje. "Quem tem um celular básico está migrando para um smartphone de entrada, e quem já tem um dispositivo com dados, está comprando um smartphone mais robusto, mais premium", explica o analista.
De acordo com pesquisas da empresa, os canais de vendas fora das operadoras estão ampliando a comercialização de celulares, mostrando mais independência do consumidor no consumo de aparelhos móveis. Em outra vertente, o segmento corporativo está cada vez mais participativo na compra de celulares inteligentes no Brasil.
O comportamento do mercado brasileiro não é muito diferente do mundial e o crescimento dossmartphones também é expressivo. Antes do final de 2013, o IDC já acreditava que o mercado global poderia ter atingido próximo de 1 bilhão de celulares inteligentes vendidos.
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