quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Ministro do Trabalho lança carteira de trabalho digital nos postos do Sine nesta quinta-feira


O novo modelo da carteira de trabalho poderá ser pedido, a partir de hoje, na Casa do Trabalhador, na Avenida Dom Hélder Câmara 1.184, em Manguinhos, e no posto do Sine do Cantagalo (Rua Barão da Torre, esquina com Rua Teixeira de Melo, na estação de metrô General Osório, em Ipanema). Apelidado de carteira digital, o documento tem, além das folhas para as anotações do histórico do empregado, uma tarja magnética e uma numeração única para todas as vias. O objetivo é coibir as falsificações. O novo modelo é confeccionado com um material mais resistente do que o usado na emissão antiga.
O ministro do Trabalho, Manoel Dias, vem ao Rio, nesta quinta-feira, participar do lançamento do serviço nos dois postos. Segundo o secretário estadual de Trabalho e Renda, Sérgio Romay, o documento ficará pronto em até cinco dias úteis.
— A foto e a impressão digital são tiradas na hora. A secretaria adquiriu 111 kits, que serão distribuídos entre os postos Sine do estado — afirmou.
A ideia, no futuro, é substituir a carteira de papel por um cartão, que vai permitir ao trabalhador acompanhar se o empregador está depositando corretamente o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e recolhendo a contribuição previdenciária.
A nova carteira de trabalho, que lembra um passaporte, foi lançada em 2008. Desde então, já foram emitidas 693.900 delas somente no Estado do Rio.
Fonte: Extra - Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário