Com
a proximidade do Dia das Mães, o comércio local fica aquecido. Porém, o
consumidor precisa estar atento aos seus direitos para evitar dor de
cabeça na próxima semana.
Teste antes de comprar
Pretende comprar um ventilador, ou uma panela elétrica para presentear sua mãe? É seu direito testar antes de sair da loja!
Forma de pagamento
Independentemente
da forma de pagamento, se dinheiro, cheque ou cartão de crédito, sem
parcelamento, o valor da mercadoria é o mesmo. Nas lojas onde é aceito
cheque, os lojistas não podem recusar cheques de contas recentes. As
lojas, no entanto, não são obrigadas a receber cheques de terceiros,
administrativos ou de outras praças.
Defeito
Após
a compra, caso o produto apresente defeito, o fornecedor tem o prazo de
até 30 dias para efetuar o conserto do mesmo. Do contrário, o
consumidor ganha o direito à substituição do produto, ou restituição dos
valores do mesmo.
Regras de troca
Mesmo
sendo uma prática comum no mercado, adotada pela grande maioria dos
lojistas, não há obrigação de trocar produtos. Esta possibilidade é uma
vantagem oferecida com prazos de trocas estabelecidos pelo próprio
fornecedor. Por isso, pergunte sempre ao vendedor se há possibilidade e
qual prazo de troca, pedindo por escrito a informação. Os produtos em
promoção também seguem a política de troca estabelecida pelo fornecedor.
Ou seja, a troca é opção do lojista, mas deve ser corretamente
informada ao cliente.
Panfletos e promoções
Guarde os panfletos de
ofertas dos estabelecimentos comerciais, pois as informações veiculadas
em panfletos e cartazes de propagandas devem ser cumpridas pelo
fornecedor. Ao comprar em promoção, solicite que as condições do produto
e de troca, se houver, sejam especificadas na nota fiscal.
Compras pela internet
Os
consumidores que escolherem fazer compras pela internet precisam
redobrar a atenção e verificar sempre a idoneidade da loja. O Cadastro
Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), endereço físico e canais de troca e
atendimento devem estar visíveis no site. Também é necessário verificar
se há cobrança de frete, existência de outras taxas e o prazo de
entrega.
Ao efetuar a compra, o consumidor deve imprimir ou salvar
em seu computador a página do site com os dados. As compras feitas pela
internet permitem o direito de arrependimento, que é a desistência da
aquisição no prazo de sete (07) dias a contar do recebimento do produto.
O cancelamento deve ser solicitado por escrito.
Serviço
Qualquer
dúvida o Procon de Vila Velha atende de segunda a sexta-feira, das 9h
às 17h, na Rua Sete de Setembro, 95, por agendamento. Dúvidas podem ser
sanadas por meios do telefone 3388-4139.
Fonte: Folha Vitória
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