Órgão alertou que alguns produtos anunciados com preços "promocionais" custavam mais caro do que no mês anterior
O
Procon-RJ autuou os sites Beleza na Web, Ponto Frio, Lojas Americanas,
Extra e Casas Bahia por propagandas enganosas em ofertas para o Dia das
Mães. De acordo com o órgão, alguns produtos que foram anunciados com
preços supostamente promocionais para a data comemorada no último
domingo, na verdade, tinham o mesmo preço, ou até custavam mais caro do
que valores cobrados um mês antes pelos mesmos artigos.
A
maior diferença foi de R$ 1.089, constatada no preço de uma TV LED full
HD 43 polegadas LG à venda no site do Ponto Frio. Em 7 de abril, ela
foi anunciada por R$ 1.709,90. Já em 6 de maio, o produto era vendido,
como promoção, por R$ 2.798,90.
A maior quantidade de ofertas
irregulares foi encontrada no site Beleza na Web: 31. Em seguida vem o
Ponto Frio, com 17; Lojas Americanas e Extra (10 cada) e Casas Bahia
(2). Outra grande diferença encontrada no site do Ponto Frio foi na
Smart TV LED Full HD Toshiba 48 polegadas, que custava R$ 2.140,90 em 7
de abril e R$ 2.598,90 em 6 de maio. Mesmo sendo anunciado como
promoção, o produto estava à venda por um preço R$ 458 mais caro que no
mês passado.
No site Beleza na Web, havia produto na promoção custando quase o
dobro do que há um mês. O preço do perfume Jennifer Lopes Glow era R$
76,99 em 7 de abril e R$ 146,99 em 6 de maio.
Ao todo, a pesquisa
realizada pela Autarquia encontrou 70 ofertas irregulares nos cinco
sites autuados. Outros cinco - Magazine Luiza, Submarino, Walmart,
Casa&Vídeo e Ricardo Eletro - foram avaliados, mas não foram
encontradas falsas promoções. Em todos eles, o Procon Estadual verificou
smartphones, TVs, eletrodomésticos, tablets, perfumaria,
eletroportáteis, cosméticos e produtos de informática.
As empresas
autuadas terão 15 dias úteis, contados a partir da notificação, para
apresentar a sua defesa. Caso o prazo não seja cumprido ou os argumentos
não sejam aceitos pelo Setor Jurídico do Procon Estadual, as lojas
serão multadas em valores que podem chegar à casa dos R$ 9 milhões.
O
Brasil Econômico entrou em contato com as assessorias de imprensa dos
sites Beleza na Web, Ponto Frio, Lojas Americanas, Extra e Casas Bahia,
mas não obteve resposta.
Fonte: Brasil Econômico
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