quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Anvisa muda regras para controlar consumo de suplementos

Image result for Anvisa muda regras para controlar consumo de suplementosA Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) anunciou nesta terça-feira (27) novas regras para a comercialização de suplementos alimentares. A principal novidade da regulamentação é a mudança da categoria, antes chamada de ‘suplementos alimentares para praticantes de atividades físicas’ e que agora foi renomeada para ‘suplementos alimentares para atletas’.
Além disso, a agência determinou que, nos rótulos dos produtos, a indicação da categoria ‘suplementos alimentares para atletas’ deve ser de, no mínimo, um terço do tamanho do nome do produto ou marca.
O objetivo da agência com a nova regulamentação é evitar o uso indiscriminado dos suplementos alimentares, consumidos até agora sem muito critério, principalmente por frequentadores de academias por todo o país. A regulamentação antiga podia induzir o consumidor ao erro já que falava em alimentos para praticantes de atividades físicas, ou seja, qualquer intensidade de exercício.
De acordo com a Anvisa, os suplementos alimentares para atletas só devem ser usados por quem pratica exercício de alto desempenho, ou seja, os atletas profissionais. Para o resto da população, uma dieta balanceada é suficiente. Além disso, segundo a agência, o uso dos suplementos alimentares pode trazer riscos, como o de engordar ou sobrecarregar rins e outros órgãos, a não ser que sejam indicados por um médico ou nutricionista. O órgão alerta ainda que esse tipo de alimento não deve ser ingerido por gestantes, crianças e idosos.
Apesar da sugestão da Anvisa, a agência não tem como controlar a venda e o consumo dos ‘suplementos alimentares para atletas’. Ela apenas fiscaliza se os produtos estão sendo vendidos dentro das categorias determinadas pela agência e seguindo as normas de rotulagem para cada produto. As empresas que não seguirem as normas podem ser multadas, ter produtos recolhidos e até ter licenças cassadas.
A nova regulamentação começa a valer após a publicação da resolução no Diário Oficial da União, o que deve ocorrer nesta quarta-feira (28). As empresas terão 18 meses para se adequar às novas normas.
Fonte: R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário