segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Último lote da restituição do imposto de renda será pago ainda este mês

Consumidores podem consultar o último lote da restituição e se estão na malha fina, informa a Receita FederalReceita deve liberar esta semana consulta ao último lote do IR 2016. Na mesma data serão liberadas também as restituições do Imposto de Renda dos exercícios de 2008 a 2015, que estavam na malha fina


A Receita Federal deve anunciar nesta semana a liberação para consulta do último lote regular de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física 2016. Serão liberadas também restituições dos exercícios de 2008 a 2015 de declarações que deixaram a malha fina. O crédito bancário para os contribuintes incluídos na lista será feito no próximo dia 15.
Os contribuintes que ainda não receberam a restituição e querem saber se o valor será devolvido ainda este mês devem acessar a página da Receita Federal ou entrar em contato com o Receitafone, no número 146. Outra forma de consulta da restituição e de pendências, segundo o Fisco é o aplicativo da Receita Federal disponível para smartphones e tablets, sistema esse que facilita a consulta às declarações e à situação cadastral no CPF.
Os contribuintes que não forem relacionados no último lote terão que aguardar a liberação de lotes residuais no próximo ano. O supervisor do Imposto de Renda, Joaquim Adir, disse à Agência Brasil que quem retificou a declaração nos últimos dias não entrará mais no último lote e terá que aguardar.
Malha fina
Para verificar pendências na declaração entregue em abril deste ano e se está na malha fina, o contribuinte deve consultar a página da Receita, serviço e-CAC, para verificar o extrato da declaração. No ambiente online é possível identificar se existe inconsistências de dados identificadas pelo processamento. Nessa hipótese, o contribuinte pode fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora.
Todos os anos a Receita Federal libera sete lotes regulares de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física a partir de junho. O último lote é sempre programado para dezembro. Os valores são corrigidos pela taxa básica de juros (Selic).
Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário