O Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e a
Confederação Nacional da Indústria (CNI) anunciaram hoje (8) uma
parceria para apoiar a inserção de 500 empresas brasileiras no mercado
internacional. O prazo de inscrição será aberto em julho para indústrias
de todos os portes, setores e unidades da federação.
Elas farão
parte do programa Rota Global, que oferece consultoria completa para
empresas não exportadoras investirem no mercado internacional, com
diagnóstico, desenho de estratégia e acompanhamento.
A meta é traçar o diagnóstico de 500 empresas, desenvolver planos de
negócios para 200 delas e, ao final do projeto, em 2018, ter ao menos
100 novas empresas com operações concretas de exportação. O programa é
desenvolvido pela CNI, em parceria com a União Industrial Argentina e o
Parque Tecnológico de Extremadura, na Espanha.
O investimento de
R$ 1,2 milhão da iniciativa vem do AL-Invest, um programa da Comissão
Europeia para fomentar a produtividade e competitividade de micro,
pequenas e médias empresas na América Latina, como forma de combater a
pobreza e a desigualdade social.
Presença digital
Também
foi anunciada a parceria entre o MDIC e o Banco Interamericano de
Desenvolvimento (BID) para ações de convergência entre o Plano Nacional
da Cultura Exportadora (PNCE) e a ConnectAmericas.com,
uma plataforma virtual de negócios internacionais de empresas da
América Latina e Caribe. Em dois anos de operação, mais de US$ 152
milhões em negócios foram fechados por meio da ferramenta.
A
parceria MDIC-BID vai disponibilizar conteúdo didático sobre ingresso
das empresas na atividade exportadora e estimular as empresas da
ConnectAmericas.com a participarem do PNCE e vice-versa.
Os
anúncios foram feitos hoje pelo ministro do MDIC, Marcos Pereira,
durante reunião da Coordenação Nacional do PNCE. “As micro e pequenas
empresas têm uma participação importante na geração de empregos e
fomento da economia nacional. Mas não têm, pelo seu tamanho, uma
condição de competitividade. Vamos poder fazer consultorias, apresentar
essas empresas de forma mais abrangente no cenário internacional,
treiná-las e com isso conseguir vender seus produtos que muitas vezes
ficam focados no mercado doméstico”, disse Pereira.
O PNCE reúne
iniciativas de instituições parceiras nacionais e estaduais, com o
objetivo de aumentar a base exportadora, estimulando a inserção de
empresas de pequeno porte no mercado externo. Em 2016, o plano
contribuiu para que quase 5 mil empresas exportassem pela primeira vez. E
para 2017, estão previstas mais de 200 ações de apoio às exportações no
âmbito do PNCE.
Agência Brasil
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