A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) registrou 276.821
reclamações dos serviços de telecomunicações oferecidos no Brasil, em
junho de 2017. No ano passado, haviam sido registradas 322.189 queixas
no mesmo período, o que significa que houve uma redução de 14%. Os dados
foram divulgados ontem (15).
O único serviço que teve mais
reclamações quando comparado o mesmo mês de junho de 2016 e 2017 foi o
de TV por assinatura, que passou de 40.468 para 41.237, um acréscimo de
1,9%. No caso da telefonia móvel, a queda foi de 15,6% (156.041 para
131.638).
Uma redução ainda maior foi registrada na telefonia
fixa, de 21,9% (76.821 para 60.033). Na banda larga, os consumidores
fizeram 46.866 reclamações em junho de 2016 e 41.997 no mesmo mês em
2017, uma queda percentual de 10,4%.
Segundo a Anatel, as
principais reclamações em junho de 2017 foram relacionadas à cobrança
nos serviços de telefonia móvel pós-paga (51,93%), TV por assinatura
(49,37%) e telefonia fixa (37,29%). Na banda larga fixa, a qualidade dos
serviços (46,60%) liderou esse ranking. Já na telefonia móvel pré-paga
as queixas foram principalmente a créditos (49,57%).
Nos seis
primeiros meses de 2017, foram registradas, ao todo, 1,770 milhão de
reclamações. Os dados mostram que a redução é uma tendência, pois o
balanço do número total de reclamações de janeiro a junho deste ano
mostra redução em relação aos mesmos meses no ano passado.
O
estado que acumulou maior número de queixas entre janeiro e junho deste
ano foi São Paulo, com 547,5 mil. Depois estão Rio de janeiro (275,1
mil) e Minas Gerais (246,4 mil), distribuição que está relacionada ao
amplo acesso aos serviços de telecomunicações nesses locais.
Operadoras
A
Anatel também disponibilizou dados sobre as reclamações direcionadas às
operadoras com atuação nacional. As operadoras de telefonia móvel
Claro, Nextel, Oi, TIM e Vivo receberam, todas, menos queixas em junho
de 2017 do que em junho de 2016. Na telefonia fixa, NET, Oi e Vivo
também apresentaram desempenho crescente no período.
Em relação à
TV por assinatura, SKY, Vivo e NET/Claro tiveram mais reclamações, ao
passo que a Oi, menos. A NET foi a única das empresas de banda larga
fixa consideradas na análise da Anatel que teve mais registros no mês
considerado, em relação ao ano anterior. Os outros grupos considerados
nesse quesito foram Oi e Vivo.
Fonte: EBC
Nenhum comentário:
Postar um comentário