segunda-feira, 26 de março de 2012

Conta Bancária: isca recobrindo o anzol.

Hoje em dia, assim que alguém abre uma conta bancária, seja ela pessoa física ou jurídica, imediatamente vem no pacote de contratação, um talão de cheques, um limite de crédito (cheque especial) e um cartão de crédito, entre outras concessões oferecidas pelos agentes financeiros.
Interessante esse comportamento dos bancos, oferecendo créditos ao consumidor e meios de utilizá-lo, enquanto os índices de inadimplência crescem no país.
Segundo publicação da empresa SERASA-EXPERIAN, de Outubro de 2011, (http://www.brasil.gov.br), houve um aumento considerável na emissão de cheques sem fundos nos últimos anos.
Ao mesmo tempo,  o portal G1, da Rede Globo, publicou informação acerca de números de 2011: "Inadimplência do cartão de crédito é três vezes maior que a média, diz BC" (http://g1.globo.com/economia/seu-dinheiro/noticia/2012/02), ou seja, o risco de se conceder crédito no Brasil está aumentando muito.
Então, analisemos, como os bancos são bonzinhos! Mesmo correndo o risco de ver o cliente recém chegado tomar esses recursos e não pagar depois, ainda assim, os bancos os concedem. Por quê motivo fazem isso? Não seria isso um "tiro no pé"?
Não, caro consumidor amigo.
Na mesma matéria da Globo citada acima, que fala da inadimplência do consumidor em suas faturas de cartões de crédito, o BACEN dá uma dica a respeito dos motivos dessa "explosão" do calote do brasileiro com as operadoras: "Juro do cartão, o maior do Brasil, também está no maior nível em 11 anos". Leiam a íntegra da matéria. Vale à pena.
Sem dúvida.
Quando o banco, mesmo correndo o risco de um calote, ainda assim concede o crédito, é porque, quando chega a hora em que o consumidor não consegue mais amortizar sua dívida, é porque, ao longo do tempo, ele já deu muito lucro ao banco, muito mais do que o valor dessa dívida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário