No Brasil, 56% da população nunca comprou um livro. Esse percentual representa 99,3 milhões de pessoas, revela a 3ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizado pelo IPL (Instituto Pró-Livro), com apoio da Abelivro (Associação Brasileira de Editores de Livros Escolares), da CBL (Câmara Brasileira do Livro) e do Snel (Sindicato Nacional dos Editores de Livros).
Das pessoas que afirmaram já ter comprado um livro, 15% ou 27,6 milhões de brasileiros disseram que adquiriram uma obra há três meses ou menos.
Em seguida, com 8% cada, os entrevistados disseram que compraram livros de um a dois anos atrás ou há mais de cinco anos.
Na sequência, estão os respondentes que afirmaram ter comprado um livro de 4 a 6 meses atrás (4%), de 7 a 12 meses (4%), de 3 a 5 anos (4%).
A pesquisa, realizada entre julho e julho de 2011, mostra ainda que o brasileiro lê, em média, quatro livros por ano, considerando literatura, contos, romances, livros religiosos e didáticos.
Compras recentes
Dos brasileiros que afirmaram ter comprado um livro há três meses, 7% disseram que escolheram livros em geral, incluindo as versões digitais e excluindo os livros didáticos.
Em seguida, 6% disseram ter comprado apostila ou xerox de livros ou de capítulos específicos, enquanto 5% compraram livros didáticos e de literatura, indicados pela escola.
Perfil do comprador
Dos respondentes que afirmaram ter comprado um livro nos últimos três meses, 18% são mulheres. A maioria dos compradores tem ensino superior (47%) e está na faixa etária de 18 a 24 anos (23%).
Boa parte dos compradores está nas regiões Centro-Oeste e Norte, ambas com 18% de participação. Em relação à classe social, 49% pertencem à classe A.
Acesso aos livros
Dos entrevistados, 48% afirmaram que tiveram acesso aos livros por meio de compra, enquanto 30% leram livros emprestados por outras pessoas.
Também foram emprestados livros das bibliotecas e escolas, como afirmaram 26% dos respondentes.
Em seguida, aparecem os livros presenteados (21%), distribuídos pelo governo ou pelas escolas (16%), baixados da internet (6%) e fotocopiados ou xerocados (5%).