quinta-feira, 22 de março de 2012

Ovos de Páscoa têm números iguais , mas pesos são bem diferentes

Nove, 15, 20,21... em toda embalagem de ovo de Páscoa há um número. Mas o que significa essa numeração? De acordo com pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), na prática, não representa nada. Levantamento com ovos ao leite de três grandes marcas - Garoto, Lacta e Nestlé - mostrou que os números não seguem um padrão. Ao comprar um ovo número 15, por exemplo, o consumidor pode estar levando para casa 196g ou 240g de chocolate.
- Essa enorme variação pode induzir o consumidor a erro, pois a numeração parece indicar que os ovos são iguais, quando não são - destaca Karina Alfano, gerente de relacionamento do Idec.
De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab), a numeração corresponde à altura do produto.
- Um ovo número 9 é produzido em uma forma de nove centímetros (de comprimento), e assim sucessivamente - explicou Getulio Uruslino Neto, presidente da Abicab, ao Idec.
De acordo com a pesquisa do Idec, a maior variação foi encontrada nos chocolates de número 20: o menor peso entre os pesquisados é 300g (Batom, da Garoto) e o maior, 375g (Especialidades, da Nestlé), uma diferença de 25% quantidade de chocolate.
VEJA OS EXEMPLOS
NÚMERO 12
Menor: Classic, Nestlé (100g)
Maior: Lacta ao Leite, Lacta (120g)
NÚMERO 15
Menor: Lacta ao Leite, Lacta (196g)
Maior: Classic, Nestlé (240g)
NÚMERO 20
Menor: Batom, Garoto (300g)
Maior: Especialidades, Nestlé (375g)
NÚMERO 21
Menor: Clássicos, Garoto (480g)
Maior: Lacta ao Leite, Lacta (500g)

Nenhum comentário:

Postar um comentário