sexta-feira, 30 de março de 2012

Livros: brasileiros dão preferência a lojas com preços mais baixos

Na hora de comprar um livro, 47% dos brasileiros escolhem o estabelecimento pelo preço que eles cobram.
Outros fatores que costumam motivar os consumidores na hora escolher um estabelecimento para comprar livros é a comodidade (33%) e a variedade (29%), revela a 3ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada pelo IPL (Instituto Pró-Livro), com apoio da Abelivro (Associação Brasileira de Editores de Livros Escolares), da CBL (Câmara Brasileira do Livro) e do Snel (Sindicato Nacional dos Editores de Livros).
Para 28% dos entrevistados, a proximidade é levada em consideração na hora de escolher o varejo, enquanto 14% consideram a garantia e a confiança essenciais para a tomada da decisão.
O costume (12%) e o ambiente agradável (11%) também costumam influenciar o consumidor na hora de adquirir um livro.
Também costumam ser fatores relevantes na hora de escolher um local para comprar um livro: a especialização (8%), poder trocar livros (7%), rapidez e qualidade no atendimento (7%), casualidade (5%), vender outros produtos (3%) ter eventos culturais (2%) e outros motivos (2%).
Motivo da compra
O prazer e o gosto pela leitura são os motivos que incentivam 35% dos brasileiros a comprarem um livro. Em seguida, 32% afirmam que são motivados à compra pela cultura e conhecimento. Já 28% assumem que só compram livros porque a escola e a faculdade exigem.
Outros fatores relacionados pelos entrevistados como motivadores à compra são a necessidade de trabalho (11%) e presentear (11%).
Estabelecimentos
Dos 78,3 milhões de brasileiros que já compraram livros, 65% afirmam que realizam a compra das obras em geral em livrarias, enquanto 59% responderam que usam o mesmo local para comprar livros didáticos.
Bancas de jornais, sebos e até escolas são outros locais escolhidos para comprar livros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário