quinta-feira, 8 de março de 2012

Saiba como economizar combustível!

Para economizar o  combustível no tanque, veja algumas dicas que irão lhe ajudar:
Arrancada e troca de marchas
Ao encontrar um semáforo fechado, muitos motoristas aceleram demais, sendo que o próximo farol continua fechado. É importante evitar arrancadas bruscas, pois nestes momentos o gasto de combustível é maior.
A troca de marchas no tempo certo e na velocidade compatível com a via são fundamentais para otimizar o gasto de combustível. Quanto mais o motorista estica a marcha, maior será a rotação do motor e, com isso, maior ainda será o gasto com combustível.
Por isso, o ideal é andar com a marcha mais alta, dentro da rotação indicada para aquela veloicidade. O conta-giros pode ajudar a fazer esse controle.
Manutenção preventiva
Os pneus também podem ser grandes aliados ou vilões da economia de combustível, por isso, é importante mantê-los sempre calibrados, conforme orientação descrita no manual de cada veículo. Alinhamento e balanceamento também são importantes e colaboram com a economia.
Filtros e ar, óleo e combustível também devem estar em ordem, assim como a troca de óleo deve estar em dia. Quando o óleo está muito usado, acaba aumentando o atrito dos componentes mecânicos do motor e aumentando o gasto de combustível.
Ar-condicionado
Com as altas temperaturas que têm feito na cidade de São Paulo nos últimos dias, nada como um ar bem gelado para enfrentar o trânsito, porém, o uso do ar-condicionado aumenta o consumo de combustível do veículo, pois rouba eficiência do motor.
Ponto-morto
Descer com o veículo em ponto-morto, ou seja, sem nenhuma marcha engatada, é, além de arriscado, ineficiente em relação à economia de combustível. A prática faz com que o freio seja mais exigido, acelerando o gasto das pastilhas.
Outro fator que colabora com o maior gasto de combustível é o peso do veículo. Por isso, recomenda-se não levar objetos pesados sem necessidade dentro do carro

Nenhum comentário:

Postar um comentário