A Credicard lançou nesta terça-feira um portal de comércio eletrônico por meio do qual espera alcançar uma fatia de 20 por cento no faturamento do setor no Brasil até 2015.
O projeto, batizado de Shopping Credicard, tem na saída uma parceria exclusiva com a varejista online Comprafacil.com e dá a portadores de cartões Credicard e Dinners Clubs acesso, com desconto, a cerca de 50 mil produtos, incluindo artigos esportivos, de perfumaria, ferramentas e produtos para bebês.
A meta é que a parceria seja responsável por 5 por cento da receita de 4 bilhões de reais esperada pela Credicard para este ano, incluindo o percentual das vendas de lojistas e a comercialização de anúncios no portal.
"É o primeiro shopping center virtual do país", disse a jornalistas o presidente da Credicard, Leonel Andrade, explicando que o portal diferencia-se dos demais por reunir diferentes lojas em um mesmo ambiente, mas permite que as compras sejam feitas como se fossem uma só.
Controlada pelo Citibank, a administradora afirma ter tido receita de 3,1 bilhões de reais oriundas de compras via Internet. Agora, a Credicard quer gradualmente concentrar no portal as operações feitas por seus 7 milhões de clientes de cartões, para os quais também passará a oferecer no ano que vem produtos financeiros do Citi, como seguros e linhas de crédito.
Antes disso, o portal será aberto a donos de cartões de outras bandeiras, e a oferta de produtos também deve ser incrementada, incluindo venda de ingressos para shows, entre outros. O desconto de 10 por cento nas compras, contudo, seguirá restrito para clientes do grupo Credicard.
Mais cedo neste mês, a e-bit, consultoria especializada em comércio eletrônico, estimou que as vendas via Internet devem registrar crescimento de 25 por cento em 2012, movimentando 23,4 bilhões de reais.
A iniciativa chega ao mercado num momento turbulento para a B2W, a maior empresa do setor no país, cujos problemas de logística vêm provocando repetidas quedas nas margens. No começo do mês, a companhia, que reúne os portais Submarino, Americanas.com e Shoptime, reportou prejuízo de 28,8 milhões de reais para o quarto trimestre de 2011.
Segundo o diretor de marketing da Comprafacil.com, Leandro Siqueira, a companhia percebeu que a logística tem sido um fator cada vez mais importante na relação com consumidores. Por isso, no ano passado a empresa aumentou em 70 por cento o número de transportadoras terceirizadas para entregas.
"O cliente quer um serviço personalizado, de maior qualidade", disse Siqueira.
CITI
Andrade, também responsável pela área de varejo do Citibank no Brasil, afirmou ainda que o banco está fazendo uma forte campanha para ampliação da base de correntistas, de 400 mil para 500 mil, neste ano. No entanto, segundo ele, a estratégia do banco segue sendo a de concentrar-se em clientes de alta renda.
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