sexta-feira, 30 de março de 2012

Otimismo do consumidor volta a crescer, após queda em fevereiro, diz CNI

O otimismo do consumidor brasileiro cresceu 0,4% em março, no confronto mensal, após queda de 0,7% em fevereiro.
De acordo com o Inec (Índice Nacional de Expectativa do Consumidor), divulgado nesta sexta-feira (30), pela CNI (Confederação Nacional da Indústria), em comparação com março do ano passado, entretanto, o otimismo do brasileiro caiu 1,1% neste mês.
Altos e baixos
Ainda segundo a pesquisa, quatro dos seis componentes do Inec registraram decréscimo, na comparação com o mesmo mês de 2011, ou seja, as expectativas para os próximos seis meses sobre inflação, desemprego, renda pessoal e endividamento estão menos otimistas que em março do ano passado. Neste caso, o destaque foi a expectativa de desemprego, que caiu 5,6%.
Na comparação com fevereiro, três dos seis indicadores que compõem o índice apresentaram redução: expectativa de desemprego (-1,6%), de situação financeira (-1,5%) e compras de bens de maior valor (-0,4%).
Por pontuação, os índices que obtiveram maior resultado em março foram a expectativa do desemprego (125,4 pontos), expectativa de renda pessoal (114,9 pontos) e situação financeira (114,0 pontos). Os piores colocados foram os de compras de bens de maior valor (111,9 pontos), endividamento (108,3 pontos) e expectativa de inflação (106,2 pontos).

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