quinta-feira, 20 de junho de 2013

Começa a campanha “Recupere seu Crédito”

Cerca de 300 mil norte-rio-grandenses tem hoje alguma restrição cadastral, principalmente no SPC, o Serviço de Proteção ao Crédito. Esse número corresponde a quase 10% de toda a população do RN. Foi esse alto índice que levou o Procon Estadual a propor um esforço coletivo em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal (CDL/Natal), Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, e a lançar o Programa “Recupere seu Crédito”, que visa estimular os consumidores com crédito negativado a negociarem as dívidas.
A campanha segue até o dia 05 de julho. O primeiro passo para “limpar o nome” é procurar o SPC para pegar um documento de registro de inadimplência, e em seguida procurar a sede do Procon Estadual, na Ribeira.
Em Natal, cerca de 170 mil consumidores têm restrição cadastral. A meta da campanha é atender 40% dessa população.
Para o coordenador-geral do Procon estadual, Araken Farias, além de beneficiar o cidadão, a campanha ainda contribui para o aquecimento do comércio varejista em todo o Estado. “O objetivo é intermediar a negociação entre o consumidor e o credor. Em último caso o consumidor recorre aos empréstimos dos bancos parceiros que vão oferecer condições especiais a juros bem mais reduzidos que o normal”.
Dados da CDL apontam que 60% das dívidas são de até R$ 100, e dentro deste percentual 32% são de até R$ 50. As contas são contraídas em 54% pelas mulheres e 46% dos homens. 31% dos endividados são de pessoas acima de 50 anos.
O Procon Estadual fica na Av. Tavares de Lira, 109 - Ribeira , em Natal. O telefone é o (84) 3232-6770.

Nenhum comentário:

Postar um comentário