segunda-feira, 10 de junho de 2013

Brasileiro não poupa nem se preocupa com o futuro, diz pesquisa

Sete em cada dez pessoas não costumam poupar. É o que revela uma pesquisa realiza pelo Ibope e divulgada pela Serasa Experian, na última sexta-feira, 7 de junho. Além dos brasileiros não terem o hábito de guardar dinheiro para algum projeto ou imprevisto, o estudo revela que metade dos brasileiros desconhecem as vantagens de poupar. Pela pesquisa é possível concluir que a falta de interesse em aplicar quantias na poupança tem causa no desconhecimento desse sistema financeiro - e não apenas na falta de capital.

De acordo com a Serasa, 52% dos entrevistaram não sabiam ou erraram resposta de questões que abordavam o quanto ganhariam com a poupança. A mesma quantidade de pessoas também demonstrou não saber fazer cálculos de juro simples e composto.
Não guardar dinheiro também é um hábito pautado no perfil do consumidor brasileiro. Isso porque a pesquisa revela que 35% dos brasileiros sentem mais prazer em gastar imediatamente o dinheiro do que poupar. Cerca de 30% dos entrevistados confessaram comprar por impulso.
Pagar à vista para não se endividar ou conseguir descontos é outro comportamento fora dos planos dos consultados. Cerca de 40% dos participantes da pesquisa revelaram que optam pelo parcelamento nas compras, sem dar importância ao quanto pagarão pelo produto ou serviço no final da dívida.
A pesquisa feita pelo Ibope a pedido da Serasa foi realizada com mais de 2 mil pessoas de 142 cidades do país, maiores de 16 anos e economicamente ativas.

As dicas para cortar gastos e economizar podem parecer triviais, mas, acredite, elas dão resultados se aplicadas. Confira algumas sugestões para conseguir poupar:
• Examine suas despesas mensais. Não há poupança sem planejamento. O consumidor deve levantar todos os gastos essenciais e extras e separá-los por área, por exemplo: educação, saúde, lazer, etc.
• Corte luxos. Não significa abrir mão dos prazeres do dia a dia. Basta diminuir a frequência e determinar um valor máximo para esses tipos de gastos, utilizando o levantamento proposta no item anterior.
• Seja consciente e sustentável. Pode parecer bobagem, mas economizar luz e água, reaproveitar materiais e consumir alimentos integralmente ajuda na redução de gastos mensais.
• Quite as dívidas.  Antes de iniciar a poupança, pague as dívidas. Tente quitar os dividendos à vista para conseguir descontos. Se não tiver capital disponível, faça um empréstimo para quitar o saldo e troque diversas dívidas por uma só.
• Determine o valor mensal para a aplicação. Destine uma quantia para depositar mensalmente na poupança.  Mas não vale guardar o dinheiro por certo tempo e acabar gastando depois. O ideal para quem tem esse impulso é colocar a quantia em aplicações fixas, como a Previdência Privada.
Fonte: Uol -

Nenhum comentário:

Postar um comentário