sexta-feira, 28 de junho de 2013

Os dez erros mais comuns quando o assunto é saúde bucal

Falta de informação e mitos fazem com que a maioria das pessoas deslize na hora de cuidar da boca. Por mais que todo mundo ache que os cuidados com os dentes são óbvios, existem muitos detalhes que deixamos passar ou equívocos que cometemos. Saiba quais os erros mais comuns constatados pelos profissionais do Branemark Center, que vão desde a escova dental incorreta até a hora errada de fazer a higiene:
1- Usar escova com cerdas duras
Ao longo do tempo as cerdas duras desgastam o esmalte dental e causam retração gengival. Deve-se priorizar uma escova ultramacia e com grande quantidade de cerdas para alcançar a máxima eficiência sem machucar.

2- Escovar os dentes com muita força
Por mais que a sensação seja de maior limpeza, não é correto escovar os dentes com usando força. O que importa é a técnica correta e o uso de uma escova de boa qualidade. Uma boa técnica é apoiar a escova sobre a superfície dos dentes em um ângulo de 45 graus, com metade das cerdas na superfície dental e a outra metade recobrindo a gengiva. Sem pressionar a cabeça da escova de forma exagerada, os movimentos devem ser vibratórios e circulares, durante aproximadamente cinco segundos em cada uma das superfícies dos dentes.

3- Usar escovas velhas e desgastadas
Escovas desgastadas fazem com que, de uma forma inconsciente, as pessoas aumentem a força e pressionem o cabo da escova durante a escovação. O ideal é que a escova dental seja trocada no máximo a cada dois meses.

4- Escovar os dentes com frequência exagerada
O importante é a qualidade e não a quantidade. Uma escovação bem feita demora cerca de dez minutos, e fazer a higiene bucal de duas a três vezes ao dia é o suficiente.

5- Escovar os dentes com muito creme dental
O que promove a desorganização da placa dental é a escova e não a pasta de dente. O creme dental aplicado deve ser do tamanho de uma ervilha e inserido no meio das cerdas para evitar que seja engolido facilmente.

6- Escovar os dentes com uma pasta de dentes abrasiva
O creme dental abrasivo faz bastante espuma, mas pode tornar os dentes sensíveis.

7- Escovar os dentes imediatamente após as refeições
Deve-se esperar, no mínimo, 30 minutos para escovar os dentes. É o tempo necessário para que a saliva possa agir e neutralizar o pH dos alimentos e bebidas. O ideal seria realizar a escovação antes das refeições e não após, pois a função da escovação é desorganizar o biofilme oral e não remover restos de alimentos.

8- Fazer bochechos com água quando não há tempo de escovar os dentes
A água pode ter um pH ácido e atrapalhar o trabalho da saliva. Para a remoção de detritos e restos de alimentos após as refeições, é melhor utilizar uma escova interdental ou fio dental.

9- Esquecer-se de escovar a região entre os dentes
As cáries e doenças gengivais normalmente iniciam nestes locais. A escova interdental e o fio dental alcançam esta área e desorganizam o biofilme oral que se acumula constantemente entre os dentes.

10- Usar enxaguatórios orais de forma indiscriminada
O importante é usar esse tipo de antisséptico quando for indicado pelo dentista. A frequência do uso varia de pessoa para pessoa. Os enxaguantes são meios auxiliares de prevenção. Não existe produto milagroso para combater o mau hálito. Alguns enxaguantes são bons para prevenir a halitose, mas se usados por muito tempo podem causar manchas nos dentes. Não dá para se enganar com o sabor do produto na boca. Ela já está higienizada, esse sabor dura no máximo meia hora.

Fonte: Uol 

Nenhum comentário:

Postar um comentário