segunda-feira, 24 de junho de 2013

A importância do manual de instruções


Cada vez mais os produtos eletroeletrônicos estão presentes em nosso dia a dia. Para que a compra não se torne uma problema, é importante ler o manual de instruções antes de instalar e utilizar novos produtos. Apesar da ansiedade para usar logo a nova aquisição, e de alguns manuais serem longos, não ler as orientações do fabricante pode ocasionar prejuízos, como a perda da garantia, por exemplo.

Ao adquirir um produto ou retirá-lo da loja, verifique se ele está em perfeito estado e sempre que possível, solicite um teste no próprio estabelecimento. Leia atentamente o manual de instruções. Nele devem constar informações sobre as características do produto, o modo de uso, indicação de assistência técnica e termo de garantia.  Tudo deve estar escrito em língua portuguesa, de maneira clara e precisa, para a fácil compreensão do consumidor. Caso o fabricante e/ou importador não forneça essas orientações, ele responderá por eventuais danos.
Preste atenção se o tipo de voltagem é compatível com sua residência e o local mais adequado para a instalação. Se as especificações não forem respeitadas, o fabricante não será obrigado a ressarcir ou consertar o produto.
Lembre-se que é importante exigir e guardar a nota fiscal. Desta forma, seus direitos estarão garantidos no caso de qualquer problema. Se houver duvidas sobre o funcionamento do aparelho, entre em contato com a rede de assistência técnica indicada pelo fabricante. Não autorize que pessoas ou empresas não credenciadas pelo fornecedor conserte ou ajuste o produto, pois isso pode acarretar em perda da garantia (veja mais sobre o tema aqui). 
Fonte: Procon-SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário