terça-feira, 11 de junho de 2013

Ministério da Saúde recruta doadores de sangue em São Paulo

Com a proximidade do Dia Mundial do Doador de Sangue, em 14 de junho, iniciativas públicas e privadas tentam conscientizar a população da importância dessa atitude. Segundo dados do Ministério da Saúde, apenas 1,9% da população brasileira doa sangue. O ideal é que até 3% da população seja doadora.

Pacientes submetidos a transplante de órgãos, em terapia para o câncer ou portadores de muitas outras doenças dependem de transfusão de sangue para seu tratamento. O sangue também é essencial para a sobrevida de recém-nascidos prematuros e de pessoas que sofreram graves acidentes.
Incentivo
Como forma de estímulo, foram instaladas duas caixas publicitárias nos novos abrigos de ônibus de São Paulo. Lá foram colocadas “grandes bolsas de sangue” para chamar a atenção da população sobre a necessidade de se doar sangue regularmente. A ação faz parte da campanha "Seja pra quem for, Seja Doador", do Ministério da Saúde.
Para atrair ainda mais atenção da população, o nível do líquido vai variar, subindo e descendo, por meio de um mecanismo interno. No layout da bolsa haverá a mensagem: “#doesangue e ajude a aumentar nosso estoque”. “A ideia é simular que o volume do líquido depende da quantidade de pessoas que estarão twittando a hashtag, e assim movimentar o assunto nas redes sociais”, explica o publicitário Agnelo Pacheco, responsável por toda a campanha.
A receptividade das agências e empresas com a retomada da mídia exterior em São Paulo tem sido muito positiva. “O desenvolvimento de projetos sob medida como este prometem gerar grande repercussão, uma vez que trazem uma interferência significativa na cidade”, explica Nilson Moysés, diretor comercial da Otima, empresa resposável pela publicidade da campanha. Além das peças especiais localizadas nas Avenidas Doutor Arnaldo e Domingos de Moraes, mais 98 faces publicitárias convencionais espalhadas na cidade de São Paulo apoiarão a divulgação.
O que é preciso
Condições básicas para doar sangue:
- Aspecto saudável e declaração de bem-estar geral;
- Idade entre 18 anos completos e 67 anos, 11 meses e 29 dias. Podem ser aceitos candidatos à doação de sangue com idade de 16 e 17 anos, com o consentimento formal do responsável legal. E, em caso de necessidades tecnicamente justificáveis, o candidato cuja idade seja inferior a 16 anos ou superior a 68 anos somente poderá ser aceito após análise pelo médico do serviço de hemoterapia.
- Peso mínimo de 50 kg. Candidatos com peso abaixo de 50 Kg podem ser aceitos após avaliação médica e desde que respeitados critérios específicos estabelecimentos na Portaria 1.353/11, que estabelece o novo Regulamento Técnico de Procedimentos Hemoterápicos.
- Apresentar documento com foto, válido em todo território nacional;

Quem não pode doar?
- Quem teve diagnóstico de hepatite após os 10 anos de idade; 
- Mulheres grávidas ou amamentando; 
- Pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue como AIDS, hepatite, sífilis e doença de chagas; 
- Usuários de drogas; 
- Aqueles que tiveram relacionamento sexual com parceiro desconhecido ou eventual, sem uso de preservativos.

Fonte: Uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário