segunda-feira, 24 de junho de 2013

Oito alimentos que podem salvar o seu coração

1- Feijão preto

O mais querido
Figura certa do prato do brasileiro, especialmente do carioca, o feijão preto tem uma expressiva quantidade de isoflavona, ácido que previne doenças coronarianas, segundo estudo do Instituto Agronômico de Campinas, em parceria com a Universidade de São Paulo (USP). O legume também é rico em ácido fólico, magnésio e fibra, o que ajuda a controlar tanto o colesterol quanto os níveis de açúcar no sangue.

2 - Vinho tinto

Mas com moderação
Diversos estudos apontam que um pouco de vinho tinto é benéfico para o coração. Ele tem resveratrol e catequinas, dois antioxidantes capazes de proteger as paredes das artérias. O álcool também pode aumentar o HDL, o bom colesterol. Mas homens não devem passar de uma taça por dia, enquanto que mulheres, meia.

3 - Salmão

Ômega 3
Ótima opção para a saúde do coração. O salmão é rico em ômega 3, substância que diminui pressão arterial, o nível de triglicérides no sangue e a inflamação. A American Heart Association recomenda duas porções de salmão ou outro peixe gordo por semana.

4 - Nozes

Colesterol e inflamações
Um punhado de nozes por dia ajuda a baixar o colesterol e reduzir inflamações nas artérias do coração. Elas são ricas em ômega 3, gorduras monoinsaturadas e fibras. Elas podem substituir as gorduras ruins, como as de batatas fritas e biscoitos, sem aumentar a conta calória.

5 - Laranja

Pectina e potássio
Esta fruta saborosa contém pectina, polissacarídio que reduz o colesterol. A laranja também contém potássio, que controla a pressão sanguínea. Um estudo apresentado na conferência anual da Associação Americana do Coração defendeu o consumo da fruta para evitar problemas cardiovasculares.

6 - Cenouras

Controle do açúcar no sangue
Um estudo do Centro de Controle e Prevenção de Doenças de Atlanta observa que o alfacaroteno, presente na cenoura, protege contra doenças cardíacas. A cenoura também controla os níveis de açúcar no sangue e reduz o risco de desenvolver diabetes. Elas também são as principais combatentes do colesterol, graças à grande quantidade de fibras solúveis.

7 - Café

Três a quatro xícaras por dia
Estudos mostram que pessoas que bebem de três a quatro xícaras por dia podem ter um risco de ter doenças cardíacas reduzido em 25% - mesmo o descafeinado. O alerta, entretanto, é para os que têm diabetes e hipertensão, já que o café pode complicar o quadro.

8 - Cereja

Função protetora do coração
Composta de antocianinas, um antioxidante cujos estudos indicam para a sua função protetora dos vasos sanguíneos. Cerejas de qualquer forma fornecem esses nutrientes saudáveis para o coração: as cerejas doces em forma de coração, as ginjas utilizadas para o cozimento, assim como cerejas secas e suco de cereja.



Fonte: O Globo - Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário