quarta-feira, 12 de junho de 2013

Emprego na indústria tem 19ª queda na comparação anual, indica IBGE

O emprego na indústria brasileira não variou em abril, na comparação com março, na série livre de influências sazonais, segundo levantamento divulgado nesta quarta-feira (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A estabilidade ocorre após alta de 0,2% registrada em março, na comparação com fevereiro.
Em relação a abril do ano passado, houve queda de 0,5% – cravando o 19º resultado negativo consecutivo neste tipo de comparação. Apesar disso, o IBGE destaca que esta é a queda menos acentuada desde janeiro do ano passado (-0,4%).
No primeiro quadrimestre do ano, o total do pessoal ocupado na indústria recuou 0,9%, na comparação com igual período do ano anterior. O resultado indica uma ligeira redução no ritmo de queda frente ao registrado no último quadrimestre de 2012, quando o recuo foi de 1,4%, na comparação anual.
O índice acumulado nos últimos doze meses recuou 1,3% em abril, assinalando marcas próximas das registradas em dezembro (-1,4%), janeiro (-1,4%), fevereiro (-1,5%) e março (-1,4%).

Regiões
No confronto com igual mês do ano passado, o emprego industrial recuou em 8 dos 14 locais pesquisados. De acordo com o IBGE, o principal impacto negativo sobre a média global do contingente de trabalhadores foi observado na região Nordeste, com baixa de 4%. Houve quedas também em Pernambuco (-7,3%), Bahia (-5,3%) e Rio Grande do Sul (-1,6%).

As contribuições positivas mais relevantes sobre o emprego industrial do país partiram de Santa Catarina (1,4%) e região Norte e Centro-Oeste (1,1%). 

Setores
Com relação aos setores, o total do pessoal ocupado assalariado recuou em 11 dos 18 ramos pesquisados pelo IBGE, na comparação com abril de 2012. As principais pressões negativas vieram de calçados e couro (-6,4%), outros produtos da indústria de transformação (-4,3%), vestuário (-3%), máquinas e equipamentos (-2,3%), madeira (-5,5%), produtos têxteis (-2,6%) e minerais não-metálicos (-2,1%).

Por outro lado, os principais impactos positivos sobre a média da indústria foram observados nos setores de alimentos e bebidas (2,8%), borracha e plástico (2,7%) e produtos de metal (1,7%).

Horas pagas
Em abril, o número de horas pagas aos trabalhadores da indústria, já descontadas as influências sazonais, avançou 1% frente ao mês imediatamente anterior, após recuar 0,3% em março. Esta expansão é a mais elevada desde outubro do ano passado (1,1%), diz o IBGE.

Frente a igual mês do ano anterior, o número de horas pagas mostrou variação positiva de 0,1% em abril, interrompendo 19 meses de taxas negativas consecutivas nesse tipo de confronto.
O índice acumulado no primeiro quadrimestre recuou 1,3%, ritmo de queda menos intenso que o verificado no último quadrimestre do ano passado (-1,5%), ambas as comparações contra iguais períodos do ano anterior.

Salários
O valor da folha de pagamento real dos trabalhadores da indústria ajustado sazonalmente teve alta de 0,2% em abril, após recuar 0,5% no mês anterior. O resultado desse mês foi influenciado pelo comportamento positivo tanto da indústria de transformação (0,2%), como do setor extrativo (0,4%).

No confronto com igual mês do ano anterior, o valor da folha de pagamento real cresceu 2,6% em abril, 40ª taxa positiva consecutiva nesse tipo de comparação.
No índice acumulado no primeiro quadrimestre do ano, o valor da folha de pagamento real na indústria avançou 2%, mas mostrou perda de ritmo frente ao índice do último quadrimestre de 2012 (6,1%), ambas as comparações contra iguais períodos do ano anterior.
Fonte: G1 

Nenhum comentário:

Postar um comentário