O pagamento dos boletos bancários passa por mudanças a partir desta sexta-feira (28). De acordo com a determinação do Banco Central do Brasil, os títulos com valor igual ou maior a R$ 250 mil só poderão ser liquidados por meio do Sistema de Transferência de Reservas do BACEN.
Além disso, serão exigidas a indicação do CNPJ ou CPF dos envolvidos na transação, endereço e nome do beneficiário. O órgão atende às Circulares nº 3.598 e nº 3.656, que padronizam a forma de emissão dos boletos bancários.
Os clientes que efetuam o pagamento de boletos por meio de arquivo eletrônico deverão ajustar seus sistemas para que, no caso de pagamento de valor igual ou maior que R$ 250 mil, as informações necessárias estejam presentes.
As mudanças visam garantir maior clareza e segurança na hora de efetuar os pagamentos, caso da regra de diferenciação entre os boletos de cobrança (vinculado à existência de uma transação comercial) e os boletos de proposta (não tem qualquer vinculação comercial, o que desobriga o pagamento).
Nenhum comentário:
Postar um comentário