quinta-feira, 27 de junho de 2013

Conheça sete mitos e verdades sobre refrigerantes

Tanto tempo no mercado foi o suficiente para o surgimento de mitos sobre a ingestão da bebida doce borbulhante, mas há pelo menos uma grande unanimidade entre especialistas em nutrição: ao contrário de um bife, uma laranja ou um brócolis, refrigerante tem valor nutritivo insignificante.
Vicia?

É mito
Especialistas concordam que refrigerante não vicia. Seria necessário beber entre 1 e 2 litros da bebida tipo cola num dia para que o ritmo cardíaco, por exemplo, fosse afetado pela cafeína ou xantina (substância equivalente) contidas.

Açúcar

Equivalente a duas colheres
A partir da quantidade de calorias indicadas em uma lata de refrigerante açucarado, a estimativa é de que haja o equivalente a duas colheres de sopa ou 30 gramas de açúcar por lata de 350 ml.

Dá celulite?

Acusação injusta
Refrigerante não vira celulite sozinho. Predisposição genética conta, e a bebida é um agravante dentro de um conjunto de fatores, inclusive na maior ação do estrogênio nas células de gordura. O sódio presente na bebida contribui para a retenção de líquidos, que também causa o problema

Corrosão dentária

Acidez danifica
O dentista Marcelo Fonseca, fundador da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética, explica que a acidez do refrigerante facilita a penetração no dente da pigmentação escura dos refrigerantes com cola. Bactérias das cáries também gostam de ambientes ácidos, assim como do açúcar contido. "Se pudermos tirar o refrigerante do cardápio, melhor. Escovar os dentes apenas minimiza o efeito", disse Fonseca.

Dopamina

Hormônio do prazer
O refrigerante açucarado tem poder de estimular a produção de dopamina (o hormônio do prazer) pelo cérebro, mas em quantidades semelhantes às de qualquer outro alimento que traga satisfação. Mas pesquisas recentes indicam que obesos precisam de mais consumo de calorias para a mesma produção de dopamina e, por isso, consomem mais.

Absorção de nutrientes

Ruim para o cálcio
Segundo o nutrólogo Durval Ribas Filho, o fosfato presente na bebida pode prejudicar a absorção de cálcio apenas se consumida junto com a fonte do nutriente. Não há efeito para outros minerais

Água gasosa

Não dá celulite!
Ingredientes que dão o efeito gasoso na bebida só são contraindicados para quem tem problemas gástricos. Atribuir o gás às celulites é mentira. 

Fonte: O Globo - Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário