quinta-feira, 20 de junho de 2013

Pesquisa feita com consumidores avalia rações para cães e gatos

Cães e gatos são os animais de estimação mais populares do mundo. Um número incontável de pessoas tratam os bichinhos como se fossem membros da família e a preocupação com a alimentação desses animais abriu um mercado de rações muito amplo, com diversas opções. O estudo da CVA Solutions “Pet Care Cães e Gatos” avaliou as principais marcas dos alimentos da perspectiva dos donos desses animais, já que 73% dos donos de cães e 84% dos de gatos já os alimentam exclusivamente com ração. Em todo o país, foram entrevistados 3.476 pessoas que possuem cães e 1.876 que possuem gatos.
O mercado de produtos pet faturou R$ 14,2 bilhões no ano passado, de acordo com dados da Abinpet (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação), tornando o Brasil o segundo maior mercado mundial desses produtos, atrás apenas dos Estados Unidos. As indústrias, então, traçam novas estratégias para abocanhar consumidores e converter os adeptos de marcas concorrentes.
Resultados
Pedigree e Whiskas são as marcas consideradas mais fortes (Força da Marca) em se tratando de comida para cães e gatos. Mas o melhor custo-benefício (Valor Percebido) é das marcas Equilíbrio e Premier Pet, segundo avaliação dos donos de animais de estimação.
Consumidor não identifica o fabricante
Dentro do mercado brasileiro, a liderança no setor é de dois grandes grupos multinacionais: o grupo Mars-Royal Canin com as marcas de ração para cães e gatos (Pedigree, Frolic, Champ, Whiskas e Royal Canin) e o outro gigante, a Purina, divisão da Nestlé, proprietária das marcas DogChow, Pro-Plan, Kanina, Alpo, Deli-Dog, Beneful, Friskies e CatChow.
O consumidor, no entanto, não identifica o fabricante com a marca do alimento que costuma comprar. Apenas 30% sabem quem é o fabricante da ração de sua preferência.  “Os fabricantes poderiam fortalecer mais a ligação da marca corporativa com a marca dos produtos, visando uma maior confiança do consumidor, como já ocorre na área de alimentos humanos, o que poderia rentabilizar o esforço de comunicação e aumentar o market share dos líderes”, afirma Sandro Cimatti, sócio-diretor da CVA Solutions. 
Super Premium

Alguns tipos de rações, consideradas Super Premium, são geralmente indicadas por veterinários, vendidas somente em pet shops e têm preços que chegam a custar o dobro das marcas premium, estas por sua vez, podem custar o dobro das marcas econômicas. Ou seja, as Super Premim são três vezes mais caras. Por isso, são consumidas por pets também considerados Super Premium, adquiridos em criadores, frequentadores de pet shops e veterinários e com regalias como as de morar dentro de casa. Neste segmento, encontramos raças mais específicas como, por exemplo, cães da raça Yorkshire, Shihtzu, Lhasa Apso e gatos Siamês e Persa.
O papel do veterinário

O mostrou que a recomendação do veterinário agrega valor à ração e, por isso, as Super Premium, mais indicadas por esses profissionais, podem cobrar um preço maior. “A prescrição do veterinário é fundamental para o segmento Super Premium, permitindo uma melhor adequação do alimento à idade e porte do animal, e proporcionando uma relação custo-benefício que o consumidor  reconhece, mesmo pagando um preço maior por esse tipo de ração”, afirma Sandro Cimatti.
A ida ao veterinário acontece uma vez a cada seis meses para 38% dos donos de cães. E 48,0% dos entrevistados afirmam que o veterinário já recomendou alguma marca de ração. A marca mais recomendada pelos veterinários é Royal Canin.  Já 32,2% dos donos de gatos só procuram o veterinário se o animal tiver algum problema; 25,1% levam o gato ao veterinário uma vez a cada seis meses e 47,8% disseram que o veterinário já recomendou alguma marca de ração.A marca mais recomendada pelos veterinários é Whiskas.

Fonte: Uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário