terça-feira, 11 de junho de 2013

Ibope: Mais de 90% da população aprova Lei das Domésticas , mas 89% não contratam o serviço

Apenas 3% dos entrevistados disseram ter empregada doméstica mensalista. Outros 5% têm diaristas
Apesar do apoio dos brasileiros, a maioria (89%) não tem empregado doméstico em casa. Dos entrevistados, 5% disseram contratar diaristas. Desses, 1% tem diaristas que trabalham três vezes ou mais por semana. Pela nova regra, esses trabalhadores terão os mesmos direitos dos mensalistas, como carteira assinada, férias e FGTS. Os outros 4% disseram contra$diaristas que trabalham até duas vezes por semana.
Mais cuidado com horário
Segundo a pesquisa, 17% das pessoas acreditam que a primeira medida dos patrões, devido à lei, será o controle das horas trabalhadas pelo empregado. Para 14%, a primeira atitude será a regularização dos trabalhadores, que terão suas carteiras assinadas. Outros 14% acreditam que os patrões vão trocar os empregados mensalistas por diaristas. Para 12%, a medida imediata dos empregadores será a demissão.
O Ibope ouviu 2002 pessoas entre 16 e 21 de maio.
Cresce busca por tema
Segundo o site Cálculo Exato, especializado em cálculos trabalhistas, as consultas diárias sobre as regras que regem a contratação de empregadas aumentaram 61% desde março deste ano, quando a PEC das Domésticas foi aprovada no Senado.
De acordo com o portal, somente no Estado do Rio, houve 110 mil consultas no período, das quais 24 mil (21,8%) foram sobre rescisão de contrato. Para os coordenadores do site, as buscas refletem a percepção das famílias sobre o impacto que as mudanças nas relações trabalhistas vão causar no orçamento mensal.
O site www.calculoexato.com.br tem uma sessão onde podem ser feitos os cálculos dos gastos sob as novas regras criadas com a PEC e sua posterior regulamentação, aprovada pelo Congresso na semana passada.
Supersimples
O governo também criou um site, o eSocial (www.esocial.gov.br), que unifica as informações sobre o trabalho doméstico. Por meio dele, poderá ser impresso o Supersimples, um boleto que reunirá todas as contribuições em nome da empregada. O texto aprovado na semana passada, porém, não determinou quando o documento estará disponível, pois isso depende, agora, de uma portaria interministerial.
Fonte: Extra 

Nenhum comentário:

Postar um comentário