
A iniciativa #Chegadeaperto foi desenvolvida com o apoio da ClimateWorks
Foundation e conta com uma página no Facebook. Na rede social, o grupo
usa o humor para chamar atenção dos direitos que todos os usuários têm e
muitas vezes nem sabem. Uma das imagens compartilhadas, por exemplo,
leva a seguinte mensagem: “Se não conseguiu chegar ao seu destino, se o
veículo quebrou, se viajou apertado peça sua passagem de volta”.
Para o pesquisador do Idec, João Paulo Amaral, o transporte público de qualidade é um direito garantido pelo CDC (Código de Defesa do Consumidor), mas é preciso a mobilização da sociedade para que as mudanças ocorram.
Para o pesquisador do Idec, João Paulo Amaral, o transporte público de qualidade é um direito garantido pelo CDC (Código de Defesa do Consumidor), mas é preciso a mobilização da sociedade para que as mudanças ocorram.
Segurança, informação e qualidade são os três pontos em favor dos
usuários destacados no CDC. Em relação à segurança, a cartilha afirma
que é direito, a estrutura e condução seguras no transporte dos
passageiros, como brigada de incêndio e velocidade compatível, já no
quesito informação é necessário canais acessíveis para orientação do
usuário, bem como informes imediatos em casos de atraso ou transtornos
durante a viagem, o terceiro ponto é a qualidade, que diz respeito à
saúde do usuário, assegurando acessibilidade a deficientes, temperatura e
espaço apropriados, bem como tempo de viagem programado.
O nível de descaso com os usuários do transporte público varia entre as
regiões brasileiras, só em São Paulo e Belo Horizonte, por exemplo, o
Idec levantou 146 irregularidades nos serviços prestados de ônibus e
metrô. O grupo aposta na iniciativa da população para melhorar a
qualidade e, consequentemente, melhorar a mobilidade urbana com mais
pessoas optando por meios de locomoção mais sustentáveis.
Fonte: Uol - Consumidor Moderno
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