A maioria dos usuários de smartphone e tablet costuma baixar aplicativos sem muita preocupação, esquecendo-se de desinstalá-los caso deixem de utilizá-los. Esse hábito faz com que a performance do dispositivo mobile caia consideravelmente, já que tais aplicativos ficam ocupando espaço de armazenamento e - não raramente - consumindo memória, processamento e bateria.
O proprietário do dispositivo pode então desinstalar os aplicativos por conta própria, mas na hora de escolher quais deseja eliminar fica na dúvida: quais realmente não são mais usados, quais ocupam mais espaço, quais consomem mais bateria, quais consomem mais meu plano de dados?
Para quem tem essas dúvidas, vale a pena considerar usar o aplicativo AVG Uninstaller, que monitora como e quais aplicativos são usados pelo usuário e dá dicas de quais podem ser desinstalados com base em diversos parâmetros - ele precisa passar por um período de aprendizado para começar a dar sugestões, que varia de uma semana a um mês.
Além disso, o AVG Uninstaller permite ao usuário ver em tempo real todos os aplicativos instalados no dispositivo mobile de forma ordenada:
- Aplicativos por uso (dos mais usados aos menos usados)
- Por consumo de bateria (dos maiores gastadores de energia aos menores)
- Por uso de dados (dos que mais usam seu pacote de dados aos que menos usam)
- Por ocupação de memória (dos maiores aos menores apps)
Caso o usuário deseje desinstalar um dos aplicativos de uma dessas listas, basta clicar em cima dele, selecionando-o, e escolher a opção de desinstalação. É possível selecionar inúmeros aplicativos na lista, fazendo a desinstalação de todos eles ao mesmo tempo.
A única observação a ser feita sobre é que o AVG Uninstaller não desinstala aplicativos do sistema - ou seja, aqueles apps pré-instalados que não podem ser removidos de forma alguma, como o Saraiva Reader e o Quickoffice. Todos os demais o usuário poderá desinstalar tranquilamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário