A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) apontou um avanço de 31% no número de reclamações dos usuários de planos de saúde no acumulado de 2013. De acordo com dados fornecidos pela agência, os números saltaram de 78.061 em 2012 para 102.232 no ano passado.
Deste total, 72% das reclamações são referentes a negativa de cobertura, que passaram de 59.983 em 2012 para 74.061 em 2013, aumento de 23,5%. Em seguida, aparecem os questionamentos sobre contratos e regulamentos, que somaram 20.310 queixas em 2013, ante 12.192 em 2012.
As reclamações sobre mensalidades e reajustes passaram de 4.952 em 2012 para 7.052 em 2013. Já as demais reclamações tiveram queda de 979 para 809.
No dia 13 de novembro de 2013, a ANS anunciou ainda a decisão de suspender a venda de 150 planos de saúde de 41 operadoras em todo o Brasil. O motivo é que as operadoras descumpriram prazos e apresentaram problemas de cobertura. A suspensão valerá por três meses, até o anúncio do próximo ciclo de monitoramento, em fevereiro.
Além disso, recentemente o diretor jurídico do Procon do estado do Rio de Janeiro (Procon-RJ), Carlos Eduardo Amorim, também avaliou que os planos de saúde suplementar tiveram uma postura “bem complicada” em 2013. Ele disse à Agência Brasil que o órgão de defesa do consumidor fluminense recebeu pouco apoio do órgão regulador do setor, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
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