Em
abril deste ano, o Procon Estadual registrou 2.776 atendimentos. Por
meio do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec)
foram 2.174 registros, enquanto que pelo atendimento online – www.consumidor.gov.br – foram 602 reclamações em Mato Grosso.
No
Sindec, o campeão de reclamações foi o setor “Serviços Essenciais”, com
1.098 registros. Liderando o setor está a categoria “Energia Elétrica”,
com 524 atendimentos, seguido por “Água e Esgoto”, que teve 346
registros. A terceira posição ficou com “Telefonia Celular”, com 151
reclamações.
Em segundo lugar está o setor “Assuntos Financeiros”
com 373 reclamações, registrando 127 procedimentos para a categoria
“Banco Comercial”, 80 para “Cartão de Crédito” e 52 para “Financeira”.
A
área “Produtos” ocupa o terceiro lugar do ranking, com 309
atendimentos: 71 para a categoria “Telefone” (convencional, celular,
interfone, etc), 20 para “Combustível Automotivo” (gasolina, álcool,
diesel, gás) e 17 para “Aquecedor/Ventilador/Ar condicionado/Circulador
de ar”.
Já o setor “Serviços Privados”, com 289 registros, está na quarta
posição, com 95 procedimentos para “TV por Assinatura”, 43 para “Escola”
(Pré, 1º, 2º graus e superior) e 30 para “Informática” (provedor de
acesso à internet).
O setor “Alimentos” está em quinto lugar,
registrando 38 reclamações, seguido pelo setor de “Habitação” com 35
reclamações. A última posição do ranking é ocupada pela categoria
“Saúde”, que teve 32 registros.
Integram o banco de dados do
Procon-MT os registros efetuados na sede do órgão e nos postos de
atendimento do Ganha Tempo da Praça Ipiranga, da Assembleia Legislativa e
do Ganha Tempo do Várzea Grande Shopping.
Atendimento online
Por meio da plataforma www.consumidor.gov.br o
Procon registrou 602 reclamações em Mato Grosso. A área
“Telecomunicações” lidera o ranking com 294 registros; em segundo lugar
estão os “Serviços Financeiros”, com 162 reclamações; e em terceiro
“Produtos de Telefonia e Informática”, com 82 registros.
A quarta
posição da plataforma é ocupada pela categoria “Produtos
Eletrodomésticos e Eletrônicos”, que recebeu 23 reclamações, seguido de
“Demais produtos” que, com 14 registros, ocupa o quinto lugar. Na sexta
posição está a área “Transportes”, com oito reclamações; e em sétimo a
área “Demais Serviços”, que teve sete registros.
As áreas “Água,
energia e gás” e “Alimentos” registraram duas reclamações cada. Já as
áreas “Turismo/Viagens” e “Educação” tiveram uma reclamação cada. A área
“Habitação” não teve reclamações registradas no mês de abril na
plataforma www.consumidor.gov.br.
Fonte: O Documento
Nenhum comentário:
Postar um comentário