A
professora Maria do Carmo Azevedo, clienta da Vivo, começou a receber
diversas mensagens por dia informando que havia uma mensagem de voz de
números iniciadas por 065 65, orientando-a a ligar para a caixa postal
indicada. Não foi uma vez só: durante dias diferentes, inclusive nos
fins de semana, eram várias mensagens que chegavam. Intrigada, resolveu
responder a uma delas, também por mensagem, que o telefone dela estava
sendo monitorado pela polícia. O golpe, iniciado no Nordeste, vem se
proliferando e já atinge também clientes de outras operadoras, que já
notificaram a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que vem
ingestigando o caso.
— Era um chateação. Depois que respondi a mensagem falando em polícia, nunca mais me enviaram nada.
Os
consumidores informam ainda que não conseguem bloquear as mensagens,
que normalmente parte dos seguintes números: 065 65 2065-0799; 065 65
2065-6466; 065 65 2065-6523; 065 65 2065-6797; 065 65 2065-0423; 065 65
2065-0967; e 0 65 65 2065-0165. Outras mensagens apresentam prefixos de
outras cidades, como o 065 31 2065-0018.
Segundo
Maria do Carmo, ela chegou a ouvir no rádio uma reportagem sobre o caso,
onde orientavam que os consumidores não atendessem qualquer chamada
desses números pois tratava-se de uma quadrilha especializada em roubar
dados, principalmente aqueles armazenados nos celulares.
A
Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) identificou reclamações
administrativas apresentadas por três operadoras contra a Telecom 65. A
Telefônica (Vivo), a Oi e a Claro informaram que seus clientes receberam
mensagens para que ligassem para número com código de seleção de
prestadora (CSP) dessa operadora. Em relação ao consumo de créditos,
vale a ressalva de que o usuário, ao realizar a chamada com o código de
seleção da Telecom 65, é cobrado o custo de uma ligação de longa
distância.
De acordo com a Anatel, os processos
estão em fase de instrução pela área técnica da agência reguladora, que
já solicitou às operadoras informações adicionais a respeito do tema e
notificou a Telecom 65 para apresentar defesa, nos termos inciso II do
artigo 102 do Regimento Interno da Anatel, aprovado pela Resolução 612,
de 29/04/2013. A Anatel informou ainda que, entre 1º de janeiro de 2015 a
5 de junho de 2016, foram encontradas oito reclamações de usuários
sobre a questão, sendo duas no ano passado e seis em 2016.
Além
da Anatel, as operadoras foram questionadas sobre o envio de tais
mensagens. A Vivo informou que utiliza o envio de mensagens como canal
de comunicação com o cliente exclusivamente para prestar informações,
sem que haja necessidade de retornar a ligação para qualquer número. A
operadora ressaltou que as mensagens orientando os usuários a efetuar
ligações interurbanas com o Código 065 para ouvir supostos torpedos de
voz e/ou recado de voz não são originadas pela Vivo. A empresa informa
ainda que identificou indícios de irregularidades e já tomou as
providências cabíveis junto à Anatel, ao Judiciário e ao Ministério
Público.
“A Vivo está aguardando um posicionamento
por parte desses órgãos. Os números de atendimento da Vivo são *8486
(ligação gratuita), e *555 para acesso à Caixa Postal. Caso o cliente
receba mensagens ou ligação solicitando retorno para um número
desconhecido, a orientação é não fazer contato. Para não receber
ligações indesejadas, o cliente poderá consultar os recursos do seu
aparelho e efetuar o bloqueio”, acrescentou a operadora, em nota.
A
Claro, por sua vez, informou que possui ferramentas sistêmicas e
rigorosos controles que minimizam o envio de mensagens de Spam aos seus
clientes. A operadora reforça que todos os contatos realizados com seus
usuários, sejam por SMS ou torpedos de voz, são identificados e não
implicam em custo para os clientes. Para mais informações ou dúvidas, o
cliente tem à disposição o canal de relacionamento, 1052.
A
TIM, por sua vez, recomenda aos clientes que não cliquem ou abram
mensagens de conteúdo duvidoso ou liguem para números suspeitos. Em caso
de dúvidas sobre procedência de determinado SMS, o usuário pode
encaminhar a mensagem recebida para o número 7226, para a avaliação da
operadora, conforme orientado no site (Sobre a TIM | Regulatório |
Controle de SPAM por SMS).
Canais para registrar reclamações
A
Anatel informa que os clientes contam com diferentes canais de
atendimento aos consumidores para registrar reclamações, denúncias,
pedidos de informação e sugestões em relação às operadoras e à Anatel.
São eles: a central de atendimento telefônico (1331), de segunda a
sexta-feira, nos dias úteis, das 8h às 20h. As pessoas com deficiência
auditiva ou da fala devem ligar 1332 de qualquer telefone adaptado; o
serviço de atendimento via internet - Fale Conosco, mas o cadastro ao
sistema é feito mediante cadastro do usuário; o aplicativo ‘Anatel
Consumidor’, por meio de celular ou tablet; e as Salas do Cidadão, em
cada capital brasileira, para aqueles que encontrem dificuldades em
realizar o registro por telefone, internet ou aplicativo. para registrar
e acompanhar reclamações, denúncias, pedidos de informação e sugestões
em relação às operadoras e à Anatel. O acesso ao sistema é feito
mediante cadastro do usuário.
Fonte: Idec
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