quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Bancos renegociam dívidas com clientes via Internet

Image result for Bancos negociam dívidas com clientes via Internet
Clientes com dívidas e que não querem ir ao banco nem resolver a pendência por telefone podem recorrer a sistemas online das instituições financeiras. Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, Santander e Caixa Econômica mantêm ferramentas em sites para renegociação. O BB, por exemplo, fechou cerca de 280 mil acordos virtuais, em um total de R$ 2,8 bilhões. No Rio, de acordo com o último balanço do BC, 5,35% das operações de crédito de pessoas físicas estão em atraso.
Para a professora da FGV Myrian Lund, o atendimento online, quando há diálogo entre devedor e banco, pode ser vantajoso em relação ao atendimento telefônico. “Sempre que for direto com alguém da área de renegociação, tende a valer a pena. Por telefone normalmente é com atendente de fora, que não costuma ter conhecimento financeiro”, diz.
Myrian ressalta a importância de o devedor ter consciência da situação financeira. “O ideal é quitar de uma vez. Se for parcelar, tem que ver se está tirando juros, se há bom desconto”. O presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin), Reinaldo Domingos, põe na balança a possibilidade de dar ‘choradinha’ ao renegociar. “Se for sistema automático, tem menos possibilidade de negociação acirrada”, analisa.
A chance de pechinchar também é destacada pelo professor do Ibmec, Gilberto Braga. “Pessoalmente, é mais fácil conseguir acordo”, ressalta. No entanto, ele aponta para maior autonomia do devedor ao usar serviços online, já que, mesmo sem entender muito do assunto, pode conversar com mais calma, caso haja interlocução.
Especialistas dizem que não adianta quitar o que está atrasado sem cortar o mal pela raiz. Para Domingos, as ferramentas são válidas, mas é preciso fazer ‘faxina financeira’ e evitar novas dívidas. Myrian indica que o limite de juros deve ser entre 2% e 3% — ou até 2% no consignado.
Como negociar
Bradesco
O banco negocia empréstimo, financiamentos e cartão de crédito pelo site www.queroquitar.com.br ou www.acordocerto.com.br.
Itaú
Negocia contratos com clientes por meio de chat no site www.itau.com.br/renegocie.
Santander
Negocia os débitos pelo www.santander.com.br
Banco do Brasil
Negocia dívidas de uma só vez ou apenas uma conforme a escolha do cliente. www.bb.com.br/solucaodedividas.
Caixa
O banco negocia dívidas de empréstimos com mais de 60 dias de atraso. É preciso acesso o site na internet: www.caixa.gov.br/negociar.
Fonte: O Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário