Pesquisar reclamações, verificar a credibilidade dos meios de
pagamento, observar políticas de troca e conhecer seus direitos são
itens fundamentais
Comprar roupas e sapatos pela internet pode ser uma ‘mão na roda’
para quem dispõe de pouco tempo. A psicóloga Jéssica de Paula compra
bolsas, sapatos, roupas e bijuterias pela internet. Porém, antes de
finalizar a comprar, ela pesquisa bem antes para se certificar de que
tudo sairá bem.
“Eu sempre olho as reclamações na internet, se tem comentários de clientes da loja e se a loja é profissional ou não”, comenta.
As
compras já foram tantas que ela já nem lembra quantas. Mas de todas,
apenas uma gerou dor de cabeça. “O produto não chegou, eu mandei e-mail
para o vendedor e não deu em nada. Eles falaram para eu esperar o
produto e nunca chegou, nem devolveram o dinheiro e ficou por isso
mesmo”, diz.
A diretora do Procon Fortaleza, Cláudia Santos,
orienta que, antes da compra, o consumidor verifique se o site é
confiável para informar qualquer tipo de dado bancário ou do cartão de
crédito.
“Quando efetuar o pagamento através do cartão de crédito,
acompanhar o lançamento na fatura do cartão. Caso verifique alguma
irregularidade, comunicar imediatamente a administradora do cartão ou ao
banco”, diz
Além disso, é preciso observar se o site
disponibiliza o número do CNPJ, endereço físico, telefone, canais de
contato direto com o consumidor. “Também é sempre bom o consumidor
anotar o prazo prometido para a entrega e exigir sempre a nota fiscal”,
orienta.
Políticas de troca
Em outro caso,
Jéssica ficou insatisfeita com um vestido que comprou e decidiu tentar
trocar. Ao entrar em contato com a loja, eles a orientaram a reenviar o
produto. “Eu reenviei o vestido e eles pagaram o frete e ainda me
mandaram outra peça”, conta.
Enquanto no comércio físico a troca
por arrependimento fica a critério da empresa, nas virtuais o Código de
Defesa do Consumidor (CDC) obriga a empresa a aceitar o produto de
volta. O artigo 49 também determina o reembolso nesses casos. “O
consumidor tem até sete dias depois do recebimento para trocar, visto
que ele não teve a oportunidade de experimentar o produto na hora da
compra”, explica Gerson Rolim, diretor de comunicação e marketing da
Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico.
Além disso, o consumidor deve ficar atento às políticas de troca das lojas virtuais. Antes de fazer uma compra, é importante pesquisar e questionar as políticas de pós venda. “A regras de troca devem ser lidas antes da compra. Elas costumam estar publicadas nos sites”, conclui Gerson.
Além disso, o consumidor deve ficar atento às políticas de troca das lojas virtuais. Antes de fazer uma compra, é importante pesquisar e questionar as políticas de pós venda. “A regras de troca devem ser lidas antes da compra. Elas costumam estar publicadas nos sites”, conclui Gerson.
Fonte: O Povo
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