quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Veja dicas para detectar a intolerância à lactose

A contrário das alergias alimentares, as intolerâncias podem ser bem mais difíceis de detectar 

Mas uma intolerância à lactose pode ser bem mais difícil de detectar, e pior, pode aparecer de repente mesmo após muitos anos consumindo leite e seus derivados sem qualquer problema.
Para ajudar a entender melhor em que consiste a intolerância à lactose e quais os sintomas que o podem ajudar a detectá-la, a revista Self destaca algumas dicas.
A intolerância à lactose é muito comum e significa que o seu corpo não consegue produzir nenhuma ou quase nenhuma enzima que consiga quebrar o açúcar, o que faz com que seja mais difícil processar a lactose.
Michelle Cohen, gastroenterologista norte-americana, conta à Self que os intolerantes à lactose não nascem necessariamente com esta condição, até porque é mais provável que ela surja à medida que o tempo vá passando. A especialista explica que isso se deve ao fato de que, ao envelhecer, o corpo produz cada vez menos enzimas.
Os principais sintomas desta condição são: barriga inchada, gases, dor abdominal e diarreia. Estes são os sinais que o corpo dá de que, como não tem a enzima para ‘quebrar’ a lactose, as bactérias no seu intestino estão interagindo com ela, provocando fermentação.
A reação varia de pessoa para pessoa mas geralmente os sintomas surgem entre 30 minutos a duas horas após o consumo de produtos lácteos.
Apesar de existirem níveis diferentes de intolerância à lactose, há produtos lácteos que são mais toleráveis do que outros. É o caso do leitelho e dos queijos de leitelho, bem como queijos duros e envelhecidos (porque contêm menos lactose que o leite comum), e leite de cabra. Brunilda Nazario, editora médica da WebMD, diz que os produtos lácteos fermentados, como o iogurte e kefir também podem ser mais ‘amigos’ do seu estômago, porque este processo de fermentação ajuda a quebrar a lactose, e assim o seu corpo não tem de fazer este processo.
E para confirmar se você é intolerante à lactose ou não, o melhor mesmo é deixar de consumir produtos com lactose durante um tempo e verificar se se sente ou não melhor.
Fonte: Notícias Ao Minuto 

Nenhum comentário:

Postar um comentário