sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Descubra como conservar os tecidos e fazer suas roupas durarem mais

Foto: Divulgação

O inverno veio com tudo neste ano. Com ele, os tecidos e peças mais bonitos da estação saíram dos guarda-roupas e das vitrines e estão nas ruas, tornando o dia a dia mais bonito...
Veludo molhado e suede são a novidade da estação. E, claro, os tradicionais couro, lã e cashmere não podem faltar para aquecer quem ama moda nos dias mais frios. Falando em tendência, a alfaiataria veio com tudo nesta estação e os trench coats, sobretudos e as capas reinam absolutos.
Você, que entende de moda, sem dúvida quer cuidar bem de suas roupas. Sabe, porém, como fazê-lo? "É necessário entender que para cada um dos tecidos e peças citados há um tratamento adequado a se tomar na hora de lavar, secar, passar e guardar a roupa. A temperatura da água, o produto químico utilizado na hora de lavar, o método de secagem, a temperatura do ferro e a forma de guardar influenciam na durabilidade da peça e podem causar manchas, deformação e até inutilizá-la permanentemente. Por isso, é imprescindível que se conheça cada detalhe das roupas", alerta Alaor Chiodin, diretor de uma Lavanderia que cuida de roupas finas.
Ele dá dicas sobre cada tecido e tipo de roupa citado aqui:
Veludo molhado e suede – O veludo molhado (ou veludo alemão) é um tecido com brilho e extremamente delicado. Não deve ser lavado na máquina comum, em casa, porque o atrito quebra suas fibras e ele marca completamente. Também não deve ser torcido, pelo mesmo problema. É um tecido que mancha facilmente, tanto com resíduos de sujeira, como alimentos e bebidas, quanto pelo uso incorreto de sabão em pó.
"Por isso, o ideal é observar a etiqueta de lavagem e limpá-lo a seco. Vale lembrar que limpeza a seco é realizada com solvente, sem água, por lavanderias especializadas", explica Chiodin. O mesmo vale para o suede. "Esse delicado tecido mancha até com desodorante. É dificílimo de ser limpo e jamais pode receber o contato com a água. Somente a limpeza a seco o deixa como novo", alerta. Na hora de guardar, é importante que as peças sejam protegidas por capa de TNT ou simplesmente penduradas do lado avesso.
Couro – Alaor Chiodin sempre lembra que o couro é uma peça viva e precisa de respirar. "Tire suas peças de couro do armário para arejar e nunca as guarde imediatamente após o uso. Deixe-as pendurada de um dia para o outro, à sombra, em lugar ventilado. Depois, pendure-as em cabide largo e proteja-as com capa de TNT. É importante lavá-las, apenas em lavanderia especializada em couro, periodicamente, para que durem muitos anos. Nunca as molhe em casa porque elas apodrecerão", ensina.
Lã e Cashmere – O grande problema dessas peças não é o método de lavar – e sim a forma como devem ser secas. "A lã e a cashmere deformam. A água pesa nas fibras e estica a peça. Além disso, elas não podem ser lavadas na máquina comum e nem centrifugadas. Precisam secar na horizontal e não devem ser colocadas na máquina de secar, porque encolhem. São muitos detalhes que, se não forem observados, estragam a peça após o primeiro uso.
Peças de alfaiataria, trench coats, sobretudos e capas – Mais uma vez, o problema é a deformação. "Quem compra uma peça de alfaiataria busca o corte perfeito, o caimento adequado. E se espanta após lavá-la e secá-la de qualquer maneira e ela perder toda a sua elegância. É o erro de colocar na máquina caseira, porque o atrito entorta a peça e a deforma, ou pendurar de maneira errada", diz o profissional. Além disso, ele alerta para o ferro desregulado. "O ferro comum causa brilho na peça, o que a estraga permanentemente. É muito deselegante usar um blazer ou uma calça com brilho nas costuras, proveniente do ferro de passar. Nas lavanderias, isso não acontece porque o ferro é especial e regulado na temperatura correta", diz.
Trench coats, sobretudos e capas passam pelo mesmo problema, com o agravante que não secam direito pelo tamanho maior das peças ou não são passadas adequadamente, pelo mesmo problema. "O ideal é passá-las na mesa, se for o caso de fazê-lo em casa, observando-se o cuidado com as mangas, para não marcá-las", aconselha.
Na hora de guardar, cuidado com a luz!
Os closets estão cada vez mais iluminados, seja por luzes artificiais ou pela iluminação natural. Por não terem portas, eles permitem que as roupas recebam a iluminação diretamente, o tempo todo. E essa luz desbota e mancha as roupas guardadas, mais precisamente o lado que está exposto à iluminação. "Temos recebido muitas peças manchadas apenas de um lado e não temos o que fazer com elas. Basta uma estação – poucos meses – para que o estrago seja feito, tanto em peças de tecido quanto no couro", conta Alaor Chiodin.
Por isso, ele aconselha a proteger as peças de pouco uso com capas de TNT, e virá-las no closet, sempre que possível. "Também é aconselhável manter o ambiente escuro, sempre que possível", ensina.
Fonte: Notícias Ao Minuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário