Em meio ao desemprego e à inflação elevada, é essencial ter controle
sobre os gastos. Trabalhar com pulso firme na hora de administrar o
orçamento é a única forma de garantir que não existe exageros nas
despesas da família. No entanto, reduzir supérfluos é algo dolorido. Uma
boa dica para cortar gastos é procurar pelas despesas invisíveis: taxas
e cobranças dos serviços que utilizamos no dia a dia e que acabam
esquecidas no meio de tantas cobranças.
Vale olhar com lupa para
as cobranças feitas pelo seu banco. Como as contas correntes dos
brasileiros são dominadas por poucos grandes bancos, é fundamental ficar
atento às cobranças, especialmente as desnecessárias e indevidas.
É
importante ficar de olho e saber como você usa os serviços do banco,
para avaliar se não está pagando por itens que poderiam ser gratuitos,
dentro do seu limite de utilização. Hoje o consumidor brasileiro tem
direito a dois tipos de contas gratuitas, a conta salário e a conta
corrente de serviços essenciais – e muitos nem sabem disso.
Como elas funcionam?
Conta salário: como o nome diz, é exclusiva para receber salário. Só são aceitos depósitos da empresa que realiza o pagamento e você tem direito a um cartão magnético, 5 saques mensais, 2 consultas nos terminais ou no caixa, e 2 extratos mensais.
Conta salário: como o nome diz, é exclusiva para receber salário. Só são aceitos depósitos da empresa que realiza o pagamento e você tem direito a um cartão magnético, 5 saques mensais, 2 consultas nos terminais ou no caixa, e 2 extratos mensais.
Conta de serviços essenciais:
disponibiliza um pacote gratuito com um cartão de débito, até 4 saques
mensais, 2 transferências de recursos entre contas na própria
instituição, 2 extratos; consultas ilimitadas no internet banking,
extrato consolidado anual, compensação de cheques, 10 folhas de cheque
por mês e todos os serviço por meios eletrônicos.
No caso dos
planos pagos, o consumidor tem duas opções: pagar as tarifas individuais
para os serviços extras ou contratar um pacote fechado. O Banco Central
determina ainda que as instituições financeiras devem oferecer quatro
tipos de planos padronizados para facilitar a comparação de tarifas. São
eles:
Pacote I: um cartão de débito, 8 saques por mês, 4 extratos
mensais, 2 extratos do mês anterior e 4 transferências entre contas na
mesma instituição.
Pacote II: um cartão de débito, 12 folhas de
cheque mensais, 8 saques, 6 extratos do mês, 2 extratos de meses
anteriores, 1 DOC ou TED, 4 transferências no mesmo banco.
Pacote
III: um cartão de débito, 15 folhas de cheque, 10 saques mensais, 8
extratos mensais e 4 de outros períodos, 2 DOCs ou TEDs e 6
transferências no mesmo banco.
Pacote IV: um cartão de débito, 20
folhas de cheque, 12 saques mensais, 8 extratos mensais e 4 de outros
períodos, 3 DOCs ou TEDs e 8 transferências no mesmo banco.
Os
preços variam bastante entre bancos e existem ainda os serviços
personalizados. A chave aqui é pesquisar as tarifas e conferir quantas
vezes e quais serviços você costuma usar mais no seu banco. Isso pode te
ajudar a guiar a sua pesquisa e encontrar um plano que faça mais
sentido para você.
No caso de você encontrar tarifas abusivas,
vale considerar a portabilidade de contas – um direito do consumidor.
Por isso, pesquise tarifas e exija seus direitos.
Fonte: G1
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