É comum, no
momento da compra de eletrodoméstico ou eletroeletrônico, o vendedor
sugerir prolongar a garantia do produto. Conhecida como Garantia
Estendida, tal oferta é uma modalidade de seguro e, ou seja, possui
cláusulas de exclusão e de cobertura, que devem ser devidamente
informadas no contrato.
Sua comercialização não pode ser atrelada a descontos ou embutida no valor da compra. Confira cinco dicas sobre o tema:
Sua comercialização não pode ser atrelada a descontos ou embutida no valor da compra. Confira cinco dicas sobre o tema:
1. Comercialização
Ao
comprar um produto, caso haja oferta de garantia estendida, o
consumidor deve ser informado sobre as condições desta contratação. O
valor do seguro não pode ser embutido no preço e a aquisição da nova
garantia não pode ser atrelada à concessão de descontos. Tais práticas
são consideradas abusivas, e podem render punições ao estabelecimento e à
seguradora.
Se optar pela contratação, o consumidor deve receber o comprovante de cada uma das transações.
2. Condições de cobertura e tipos de seguro
Antes
da assinatura do contrato, leia atentamente quais as condições de
cobertura, quando ela passa a valer e analise os casos de exclusão de
garantia. Também é importante saber qual é o tipo de seguro que está
sendo oferecido:
- Extensão da garantia original - cobre os mesmos riscos da garantia do fabricante;
- Extensão da garantia original ampliada - cobre mais tipos de riscos e amplia a garantia dada pelo fabricante;
- Extensão da garantia estendida reduzida -
pode contemplar coberturas reduzidas comparativamente àquelas
oferecidas pela garantia do fornecedor. Aplica-se somente ao seguro de
garantia estendida voltado para veículos automotores e para bens que
possuem apenas garantia legal (90 dias).
A vigência, independentemente do tipo escolhido, começa após o término da garantia concedida pelo fabricante.
3. Prazo de Reparo
Caso haja necessidade de fazer uso da garantia estendida, o problema do produto deve ser resolvido em até 30 dias.
Caso haja necessidade de fazer uso da garantia estendida, o problema do produto deve ser resolvido em até 30 dias.
O início da cobertura de risco será no mesmo instante do término da garantia do fabricante.
4. Valor do prêmio (quanto o consumidor pagará pela garantia estendida)
Analise
o valor que será pago pela garantia, calcule, e compare com o total do
produto adquirido. Se possível, ainda pesquise o quanto seria gasto com
um conserto simples. Pesquisar antes de contratar o serviço pode ajudar o
consumidor a decidir se a Garantia Estendida será mesmo necessária.
5. Cancelamento
O
Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) definiu, em novembro de
2013, as regras para a comercialização da garantia estendida. Agora o
consumidor tem prazo de sete dias pra se arrepender da contratação do
seguro, tendo direito à devolução imediata do valor do prêmio, pelo
mesmo meio que foi realizado o pagamento. Após o prazo de
arrependimento, o consumidor deve informar-se sobre as condições e
procedimentos para o cancelamento do contrato.
Fonte: Procon-SP
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