Diante da crise econômica, brasileiros procuram cortar gastos de todas as formas
O
brasileiro está procurando maneiras de cortar gastos diante da crise
econômica, e um dos setores que sentiu essa mudança foi o de telefonia
móvel. De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), de
janeiro do ano passado a junho deste ano, cerca de 35 milhões de linhas
pré-pagas foram canceladas no país.
Mas a crise não é a única
explicação para os números negativos. Os consumidores estão buscando
alternativas mais econômicas para se comunicar, trocando mensagens por
aplicativos e, até mesmo, realizando ligações através da internet.
Vendo
toda essa mudança, as operadoras perceberam que era preciso se
atualizar. De acordo com a Anatel, o valor do minuto de voz passou de R$
0,19 para R$ 0,11 nos últimos quatro anos - uma queda de 38,19%. Os
pacotes de dados caíram ainda mais: o valor médio do megabyte caiu de R$
0,7 para R$ 0,3, diminuição de 49,36 %.
Ainda segundo a Anatel,
medidas regulatórias foram implantadas levando as empresas a diminuir os
valores da chamada interconexão entre as redes de prestadoras - uma
espécie de pedágio cobrado pelas empresas quando a ligação é feita para
outra companhia. Isso desobrigou os usuários a usar vários chips.
Expectativa
Até dezembro, a expectativa do setor é de que
mais 20 milhões de linhas pré-pagas desapareçam, totalizando 55 milhões,
o equivalente ao número de usuários de celulares da Colômbia, por
exemplo.
O recuo no valor das recargas este ano, em comparação com
2015, chega a 11,5%. Para o usuário, a concorrência é sempre bem-vinda.
Fontes: UOL/G1
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