As razões mais citadas para a escolha foram rapidez na aprovação do crédito, prazo para parcelamento e menor taxa de juros
Em
meio ao cenário de juros altos e maior restrição nas concessões de
crédito, os consumidores diminuíram a posse de cartão de crédito e
aumentaram o uso de cartões de lojas e supermercados. O porcentual de
consumidores que usavam cartão de crédito caiu de 42% em 2015 para 40%
em 2016. Já o total que usava cartão de loja e supermercados avançou de
25% para 28% no período, maior patamar em pelo menos dez anos. Os dados
são de um levantamento da Federação do Comércio do Estado do Rio de
Janeiro (Fecomércio-RJ) em parceria com o instituto de pesquisa Ipsos.
“O
uso de cartão de estabelecimentos comerciais vem crescendo desde 2012.
Aumentaram as parcerias do comércio com instituições financeiras. Os
estabelecimentos estão cada vez mais envolvidos na forma de pagamento. É
o varejo tendo que se reinventar para não perder mercado”, apontou o
gerente de economia da Fecomércio-RJ, Christian Travassos.
Quanto aos critérios para a escolha da modalidade de crédito, 30% dos
consumidores entrevistados disseram priorizar a rapidez na aprovação e
outros 30% atribuíam a escolha ao valor das parcelas. O cartão de loja
costuma proporcionar justamente a aprovação imediata de crédito e ainda
possibilita esticar mais o prazo de pagamento, o que acaba diminuindo as
parcelas.
“Você tem uma margem considerável de pessoas ainda com
carteira assinada, com condições de tomada de crédito, e que não tinham
acesso ao cartão de loja. Nesse momento de cobertor curto, essa é uma
forma de fazer girar o orçamento. Então elas recorrem a essa modalidade
de crédito”, justificou Travassos.
As demais razões mais citadas
para a escolha do crédito foram o prazo para parcelamento (25%) e a
menor taxa de juros (22%). “Está mais difícil aprovar um crédito
bancário do que pegar um crédito na própria loja. O crédito de loja
depende exclusivamente do lojista. Ele pensa: ‘vou aumentar a receita e
correr mais riscos’. Vai do limite de cada lojista até onde ele tem
condições e vale a pena assumir esses riscos”, disse o economista da Boa
Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), Flávio Calife.
Juros mais baixos
Segundo
Calife, o cartão de loja ainda tem a vantagem de ter normalmente juros
mais baixos do que os praticados pelos cartões de crédito em caso de
inadimplência, o que atrai os consumidores mais prudentes.
“Há uma
cautela no consumidor de tentar evitar modalidades com juros muito
elevados. Os juros (no cartão de loja) são mais baixos, é o mesmo que
atrasar e pagar multa de um pagamento de escola ou curso de inglês. Até o
crédito consignado é mais caro”, contou Calife.
Embora o uso do
cartão de loja tenha aumentado no último ano, a fatia de inadimplentes
nessa modalidade de crédito recuou. Segundo dados da Boa Vista SCPC, o
cartão de loja era a origem de 6% da inadimplência em junho deste ano,
ante uma fatia de 9% do total de inadimplentes em junho de 2015.
Travassos,
da Fecomércio-RJ, lembra que a principal razão para a tomada de crédito
pelo consumidor ainda é a falta de dinheiro para pagamento à vista. “O
consumidor ainda não presta tanta atenção nos juros quanto poderia
prestar. É mais pela disponibilidade e pelo momento de precisar esticar o
cobertor”, declarou ele.
Fonte: Veja
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