A gigante da tecnologia Apple foi condenada a indenizar uma cliente
que teve assistência técnica negada dentro do tempo de garantia do
aparelho. Por decisão da Justiça do Rio Grande do Sul, a Apple Computer
Brasil deverá restituir a consumidora com o valor do aparelho iPhone 5s e
pagar mais R$ 1 mil por danos morais.
O pedido no Juizado
Especial Cível foi impetrado pela consumidora após ter a assistência
negada, mesmo com o aparelho dentro da garantia fornecida pela empresa. A
Apple alegou que não havia garantia, porque o aparelho foi adquirido no
exterior e não era homologado pela Agência Nacional de Telecomunicações
(Anatel). Com o pedido negado, a cliente recorreu da decisão.
Na
segunda instância, a juíza relatora do recurso Vivian Cristina Angonese
Spengler aceitou o pedido. "Cabia à ré comprovar que o equipamento
estava funcionando e que o defeito decorreu do mau uso do consumidor", o
que não ocorreu no processo. Quanto aos danos morais, a magistrada
afirmou que o fato "ultrapassou o mero aborrecimento e contratempo a que
estão sujeitas as pessoas na vida cotidiana."
Além de Vivian,
acompanharam o voto as Juízas Elaine Maria Canto da Fonseca e Ana
Claudia Cachapuz Silva Raabe, da Segunda Turma Recursal Cível do RS.
Fonte: Uol
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