quarta-feira, 31 de agosto de 2016

MP-Procon orienta suspensão da venda de 49 remédios na Paraíba

Image result for MP-Procon orienta suspensão da venda de 49 remédios na Paraíba

Recomendação atende relatório da Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
Medicamentos foram considerados irregulares de janeiro até agosto.

Foi divulgado na manhã desta terça-feira (30) pelo Procon do Ministério Público da Paraíba (MP-Procon) a lista com 49 medicamentos que apresentaram irregularidades em testes feitos pela Agência Nacional de Vigilância Santária (Anvisa) de janeiro até agosto deste ano. De acordo com o órgão, as farmácias devem retirar estes medicamentos das prateleiras a partir desta terça.
Segundo o presidente do Conselho Regional de Medicina na Paraíba (CRM-PB), João Medeiros Filho, as irregularidades encontradas variam de acordo com o medicamento. “Os prejuízos são inúmeros, desde a ineficácia do medicamento e também adulteração, que seria mais grave ainda, podendo trazer consequências, inclusive o óbito. Aqueles pacientes que se sentirem prejudicados nós vamos apurar e vamos denunciar ao Ministério Público”, disse.
O diretor-geral do MP-Procon, Glauberto Bezerra, explica que o órgão vai fiscalizar as farmácias e as que estiverem com medicamentos irregulares à venda podem ser punidas. “A partir de agora vamos fazer as fiscalizações e, encontrando, infelizmente haverá a prisão de quem detiver estes medicamentos e dispuser à venda. De outro lado, todas as empresas que colocarem no mercado estão sofrendo investigação. Nós estamos instaurando inquéritos civis para apurar as responsabilidades civil, penal e administrativa”, comenta.
Segundo o Ministério Públlico, os consumidores que tiverem comprado algum dos medicamentos da lista podem devolver na farmácia onde comprou e pedir a troca ou a devolução do dinheiro.
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário