segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Você come alimentos que as formigas passaram em cima? Tenha cuidado!

003
Quando matamos uma barata e deixamos ela lá no chão, quem além de nós poderia tirar ela de lá? Exatamente elas, as formigas. “Se uma barata morta deixada no chão da cozinha desaparece de um dia para o outro, ela provavelmente foi levada por formigas. Isso mostra que formigas são insetos muito perigosos”, afirma o biomédico Roberto Martins Figueiredo, conhecido como Dr. Bactéria.

E quem de vocês nunca comeu um biscoito e antes deu uma assoprada para tirar apenas uma formiga que estava em cima? Ou simplesmente abriu o papel de uma bala, achou uma formiga, e mesmo assim comeu a bala? São diversas situações que podemos encontrar as formigas, e qualquer migalha deixada para trás será um motivo para as formigas se juntarem.
Dr. Roberto afirma que apesar de serem consideradas inofensivas para algumas pessoas, a rota das formigas em busca de alimento inclui os destinos mais excêntricos, como fezes, feridas, escarros, restos de lixeiras e até de animais mortos. Ao passar por esses lugares, elas carregam os mais diferentes tipos de micro-organismos nocivos, principalmente bactérias, fungos e vírus. Uma única formiga pode causar doenças como gripe, tuberculose, verminosos e até lepra, além de intoxicações alimentares, vômito e diarreia. Portanto, fiquem vocês sabendo que a formiga é um grande vetor de doenças infecciosas.
Um estudo publicado na Revista de Saúde e Biologia questiona se as formigas são insetos de grande mobilidade, percorrem até três centímetros por segundo, podendo acarretar uma variedade de bactérias em suas patas. O estudo buscou bactérias nas patas destes insetos em ambientes hospitalares e encontrou sete diferentes de patógenos: “Foram identificadas as bactérias Enterobacter sp., Acinetobacter sp., Streptococcus pneumoniae, Staphylococcus coagulase negativo (SCoN), Shigella sp, Serratia sp. e Klebsiela sp. em todos os setores investigados”.
Já outro estudo feito em 2010 e publicado na Neotropical Entomology, diz que além das bactérias que as formigas carregam, nos hospitais, elas podem estar associados a vários tipos de incômodos como rejeição psicológica, irritações e lesões na pele, podendo as vezes falsear resultados laboratoriais por passaram de uma placa de Petri a outra, resultando em diagnósticos equivocados.
Se uma barata passa em um alimento as pessoas deixam de comer o alimento, mas se uma formiga passa e um alimento, as pessoas ignoram e comem o alimento. Porém, as formigas trazem um risco até maior que as baratas, uma vez que quando uma barata morre, quem faz o trabalho de recolher os restos mortais dela são as formigas, como já citamos na matéria.
Para evitar os riscos que as formigas podem trazer para a nossa saúde, a Fatos Desconhecidos vai dar algumas dicas para vocês, lá vai: manter a cozinha sempre limpa, aplicar com uma seringa água e detergente nos buracos de onde as formiga saem, tampar as frestas com sabão em barra, pendurar galhos secos de arruda nos armários, cascas de limão ou cravo embebido em álcool para afastar as formigas do açucareiro e borrifar água com cravo-da-índia nos ambientes com foco de infestação. Agora se a infestação foi mais séria, a melhor dica é contratar especialistas em desinsetização.
Fonte: Fatos Desconhecidos

Nenhum comentário:

Postar um comentário