sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Como utilizar o ar-condicionado e os climatizadores no inverno

Ar condicionado
Com a chegada do inverno é comum que algumas pessoas fiquem preocupadas em como se aquecer, e até sintam certo remorso em relação à compra do ar-condicionado feita no período de verão. Nos meses de junho, julho e agosto, usualmente os mais frios do ano, geralmente as pessoas pensam em possibilidades para se aquecer e até chegam a considerar a compra de um climatizador especial ou aquecedor propriamente dito.

Este artigo vem, em contraponto, facilitar o uso do ar-condicionado e dos climatizadores em períodos de frio e inverno. Muitos aparelhos, ao contrário do que muitos pensam, possuem dupla função e podem ser utilizados para aquecer a casa, o quarto ou qualquer ambiente em que estejam instalados.
No caso do ar-condicionado, a indicação é que a mudança de função não seja feita de modo brusco e repentino. Para isso, a dica é desligar o aparelho e aguardar alguns minutos até que esteja completamente resfriado. Logo depois, procure no equipamento onde se encontra a função de troca dos tipos de aquecimento e resfriamento. Caso não encontre onde possam ser feitos os ajustes, procure o manual do produto ou entre em contato com a empresa responsável por sua venda ou fabricação.
No caso dos climatizadores, o desligamento do aparelho é desnecessário, e a troca de função pode ser feita com o equipamento em funcionamento normal. A transição de funções será feita automaticamente pelo aparelho, sendo alterada para o modo de ventilar até que o modo de aquecimento seja ativado. A maioria dos equipamentos, ao contrário do que muitos acreditam, é fabricada de modo que a transição não cause prejuízos ao seu funcionamento.
Outra dúvida que sempre é trazida à tona pelos que possuem a intenção de utilizar produtos como ar-condicionado e climatizadores é como otimizar seu funcionamento. A resposta para tal pergunta é simples: os produtos que modificam a condição do ar devem ser utilizados em ambientes fechados, para que a manutenção do aquecimento ou resfriamento do ar seja melhor realizada.
Os equipamentos não têm um horário específico de funcionamento, podendo ser utilizados durante todo o dia ou noite. Eles possuem sistemas de proteção que são ativados através de sensores controladores da temperatura. A preocupação, portanto, com o uso exacerbado é desnecessária. Use e abuse do produto.
A manutenção dos equipamentos
O uso dos equipamentos durante o inverno, no entanto, não se restringe a ligar e desligar o produto. Técnicas de limpeza e manutenção também fazem parte da utilização e auxiliam na longevidade e no período de funcionamento do produto. Separamos a seguir algumas dicas de aplicação para os condicionadores de ar e os climatizadores.
No caso dos condicionadores de ar, é importante que a limpeza possua certa periodicidade. Essa prática aumenta as condições de desempenho do produto e garante que as funções de limpeza e umidificação permaneçam intactas. A maioria dos equipamentos desse segmento possui instruções de limpeza ou dispositivos que avisam ao usuário da necessidade de passarem por uma “faxina” um pouco mais profunda.
A limpeza dos condicionadores de ar deve ser feita com o aparelho desligado, para evitar qualquer descarga de energia elétrica ou acidentes. Atente-se para o filtro de ar do seu dispositivo: ele pode ser encontrado na região central do equipamento ou na parte inferior. Lave essa parte com água e sabão neutro ou passe um aspirador de pó nos modelos que não possuem tolerância à água (consulte o manual de instruções). Seque bem o filtro e o coloque novamente no aparelho. Espere alguns minutos para religá-lo.
Os climatizadores também devem ser desligados para a realização do procedimento. Retire o reservatório de água e limpe-o com água corrente, uma esponja e sabão neutro. Não utilize álcool ou produtos corrosivos, para não danificar o aparelho. Seque bem o recipiente antes de ligá-lo novamente e certifique-se de que não há resíduos em seu interior. A parte externa do climatizador também pode ser limpa e higienizada com água e sabão neutro. Ligue o equipamento após estar completamente seco.
Fonte: Agora MS

Nenhum comentário:

Postar um comentário