segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Veja dicas para não cair na tentação do cartão de crédito

Ele é fácil de usar e rápido para gastar, mas é preciso cuidado



Mais da metade das famílias brasileiras está com dívidas e a maior parte delas é por causa do cartão de crédito, o grande vilão da saúde financeira das pessoas que, por isso, precisa ser usado com moderação. E olha que, com dez cuidados, dá para evitar vários problemas.
Os números exemplificam o drama de muita gente. Segundo pesquisa de junho da Confederação Nacional do Comércio (CNC), 58,1% das famílias têm dívidas, sendo que o cartão de crédito é o responsável pelo endividamento em 76,6% delas.
Para não fazer parte dessas estatísticas, é preciso ter muita disciplina financeira e planejamento. Isso passa também pela consciência do uso correto do cartão de crédito, como explica a economista chefe do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) Brasil, Marcela Kawauti.
“O pessoal acaba usando o cartão como forma de aumentar a renda. Gasta tudo o que não pode no mês e, no mês seguinte, tem que dar conta dos gastos fixos e do cartão do mês anterior”, analisa Marcela.
Ela diz que o correto é deixar o cartão de crédito para “momentos de real necessidade”, quando você não tem dinheiro, mas precisa fazer determinada compra.
Segundo a economista, é um erro sair utilizando o cartão em tudo quanto é coisa. “É importante evitar o uso do cartão em compras do dia a dia, como alimentação, calçados e roupas”.
Outro deslize bastante comum (e perigoso) é se empolgar com o limite do cartão. “Muitas pessoas acabam utilizando o limite do cartão associado ao cheque especial como se fossem renda, como um complemento do salário, o que é um erro absurdo”, alerta o economista Cláudio Gonçalves, lembrando que os bancos jogam o limite lá em cima pra incentivar o uso.
Na hora que a fatura chega, nada de pagar o valor mínimo. “O banco oferece essa isca de você pagar o mínimo. Mas essa isca custa 400% de juros ao ano. E pagar juros é um pecado contra você próprio. É a pessoa se mutilando financeiramente”, afirma o presidente da Ordem dos Economistas do Brasil, Manuel Enriquez Garcia.
Segundo levantamento da Associação Nacional dos Executivos de Finanças (Anefac), os juros do cartão de crédito chegaram a absurdos 447,44% ao ano, em julho, no País. Por mês, a taxa de juros é de juros é de 15,22%. É o maior valor registrado desde outubro de 1995.
Veja dicas: 
1. Tenha só um cartão 
Se já é muito difícil controlar os gastos com um cartão de crédito, imagine com vários. Ter um cartão facilita a missão de não ter dívidas.
2. Não se empolgue com o limite do cartão
Os bancos colocam o limite do cartão muito alto para incentivar o cliente a usá-lo. Nunca gaste mais do que você ganha.
3. Evite parcelamentos
Uma boa maneira de não perder o controle dos gastos é pagas tudo à vista. Com parcelamentos, você vai juntando os valores de novas compras a aquisições feitas nos meses anteriores. Além disso, dependendo do número de parcelas, há cobrança de juros. Se não tiver como pagar tudo de uma vez,  pense bem se não é melhor esperar, juntar dinheiro e pagar à vista, pedindo até um desconto por isso.
4. Tenha o hábito de consultar as faturas
Como você vai saber se está gastando muito ou pouco no mês? Só checando a fatura do seu cartão semanalmente. Dá pra consultar as movimentações por internet banking ou aplicativo.
5. Fuja dos cartões de loja
Mesmo com os benefícios e descontos de ter um cartão de loja, os juros costumam ser bem altos. E é mais uma conta para você administrar. Melhor evitar.
6. Evite usá-lo em compras do dia a dia
Compras de supermercado, roupas, calçados e gastos do cotidiano não deve, ser pagos com o cartão de crédito. Deixe-o para situações de real necessidade, quando você precisa do crédito para fazer determinada compra.
7. Cuidado com a anuidade
É possível reduzir a anuidade e até não pagá-la. Fale com o gerente da sua conta e desconfie de ofertas de cartões sem anuidade. Isso pode valer só por um período e o valor subir depois.
8. Não pague o mínimo do cartão
O maior pecado de quem não quer ter dívidas é pagar o valor mínimo da fatura. Os juros são muito altos e pioram sua dívida.
9.  Aproveite os benefícios
Os cartões de crédito costumam ter planos de recompensa, oferecendo milhas para viagens aéreas e pontos para serem usados como desconto em comércios. Consulte quais são as vantagens no site da bandeira do seu cartão ou com o gerente do banco. Aproveite os benefícios, mas não se iluda: o banco só faz isso tudo para te incentivar a usar cada vez mais o cartão.
10. Pense em não ter cartão
Se você não consegue controlar os gastos do cartão de crédito, é melhor não tê-lo.
Fonte: A Tribuna

Nenhum comentário:

Postar um comentário