A
Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) suspende, a partir de hoje
(9), a comercialização de 69 planos de saúde de 11 operadoras em razão
de reclamações sobre a cobertura assistencial, como negativas e demora
no atendimento. A medida faz parte do Programa de Monitoramento da
Garantia de Atendimento.
Resultados
No
período de 1º de julho a 30 de setembro deste ano, a ANS recebeu 16.043
reclamações de natureza assistencial em seus canais de atendimento.
Desse total, 13.956 queixas foram consideradas para análise. São
excluídas reclamações de operadoras que estão em portabilidade de
carências, liquidação extrajudicial ou em processo de alienação de
carteira.
No universo avaliado, 90,4% das reclamações foram resolvidas via Notificação de Intermediação Preliminar.
Os
69 planos de saúde suspensos, juntos, somam cerca de 692 mil
beneficiários. Estes clientes, de acordo com a agência, continuam a ter a
assistência regular a que têm direito e ficam protegidos com a medida,
uma vez que as operadoras terão que resolver os problemas assistenciais
para que possam receber novos beneficiários.
Das 11 operadoras com
planos suspensos, uma já tinha planos suspensos no período anterior e
dez não constavam na última lista de suspensões. Paralelamente, oito
operadoras poderão voltar a comercializar 22 produtos que estavam
impedidos de serem vendidos.
“Isso acontece quando há comprovada
melhoria no atendimento aos beneficiários. Das oito operadoras, sete
foram liberadas para voltar a comercializar todos os produtos que
estavam suspensos, e uma teve reativação parcial”, informou a ANS.
A
suspensão dos planos é preventiva e perdura até a divulgação do próximo
ciclo. Além de terem a comercialização suspensa, as operadoras que
negaram indevidamente cobertura podem receber multa que varia de R$ 80
mil a R$ 250 mil.
Fonte: ANS
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